Pesquisa revela expectativas para volta do trabalho presencial em 2022

Passados dois anos desde o início da pandemia, é inegável que mercado de trabalho sofreu diversas alterações para sua adaptação. Com a ascensão dos modelos home office e híbrido, muitos são os profissionais que não pensam em retornar para o trabalho presencial.

A startup Fiter, primeira empresa brasileira a utilizar neurociência e psicologia aplicada à gestão de pessoas, realizou um estudo para medir os índices de felicidade dos colaboradores que atuam nos três regimes de trabalho (home office, híbrido e presencial). A pesquisa incluiu 30 empresas localizadas em todo o território nacional e 29 mil funcionários. Os dados foram coletados durante o período de julho a outubro de 2021.

Os resultados demonstram que, no decorrer dos meses, o home office tornou-se preferência para mais de 94% dos profissionais, seguido pelo modelo presencial com 87% e, por último, o híbrido com 85%.

Sergio Amad, CEO da Fiter

“A atuação híbrida é a grande novidade e foi adotada em maior escala após o cenário de retorno gradativo da atuação presencial nas empresas brasileiras. As empresas estão se adaptando ao modelo híbrido e o número de felicidade demonstra um cenário com muito potencial de evolução em 2022”, afirma Sergio Amad, CEO da organização e responsável pela avaliação.

 

No que diz respeito aos índices comparativos de produtividade em cada prática, o trabalho presencial recebeu mais destaque, com 89%, que o home office (85%) e o híbrido (84%).

Com relação ao clima no trabalho, o home office foi responsável pelo maior índice, com 98%, representando um aumento de 19 pontos percentuais comparado com a atuação presencial (79%). Já o índice da modalidade híbrida ficou em 88%.

O estudo concluiu que na média comparativa, as empresas com atuação home office potencializam a percepção de felicidade (94%) e apresentam melhor clima no trabalho (98%). Em contrapartida, a percepção de produtividade perde quatro e cinco pontos percentuais na comparação com a atuação presencial e híbrida, respectivamente.


Foto: Freepik

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.