Conheça 10 empregos de um futuro que começa agora (e onde eles estão)

Que a pandemia está mudando radicalmente nossa forma de viver, trabalhar, relacionar, vender, comprar, fazer negócios, aprender, ensinar… Isso não temos mais dúvidas (ou você é daqueles que acredita que o ‘novo normal’ será igual ao ‘antigo normal’?). Naturalmente, novos empregos e papéis começam a surgir, configurando os Trabalhos do Futuro, que, de acordo com o Fórum Econômico Mundial, já são “trabalhos do agora”. Dentre eles estão:

  1. Facilitador de trabalho em casa (Work from Home Facilitator) Antes da pandemia, estima-se que menos de 5% das empresas tinham políticas remotas. A expectativa pós-pandemia é de que o trabalho remoto continue sendo o “novo normal” e, para isso, algumas empresas já aplicam as lições aprendidas para otimizar a experiência de trabalho em casa. Portanto, os facilitadores do home office se tornaram “trabalhos de agora”. Confesso que super me identifiquei com isso! Quem quiser me contratar, é só entrar em contato ;-]
  2. Conselheiro de compromissos fitness (Fitness Commitment Counsellor): Quem não ganhou uns quilinhos extras nesta pandemia, não viveu ela direito! Então, para remediar a situação, abordagens preditivas e preventivas de aconselhamento, muito bem acompanhadas de wearables (qualquer dispositivo tecnológico que possa ser usado como acessório ou que se possa vestir), como Apple Watches e painéis FitBit, associam a responsabilidade humana à manutenção da boa forma. E de acordo com o Índice Cognizant Jobs of the Future (CJoF), essa é uma função que cresceu 28,7% no primeiro trimestre de 2021 .
  3. Gerente de design de casa inteligente (Smart Home Design Manager): Minha casa, minhas regras… Trabalhar e estudar em casa ressaltou a importância de se ter um imóvel com espaço dedicado a esses fins, com roteadores no lugar certo, ambiente à prova de som e todo trabalhado na tecnologia, como entrada separada e acionada por voz, tela na parede e por aí vai… Só para quem pode! E é para eles que o gerente de design de casa inteligente irá trabalhar.
  4. Conselheiro de imersão de Realidade Estendida (XR Immersion Counsellor): À medida que a “Remotopia” dá lugar aos domínios 3D do espaço virtual, abrangendo plataformas como Strivr e Mursion (coisa de outro mundo!) os conselheiros de imersão de Realidade Estendida (XR) – que diz respeito a todas as formas de imersão e interação como Realidade Virtual (VR), Realidade Mista (MR) ou Realidade Aumentada (AR) – ajudarão no treinamento e colaboração da força de trabalho, tornando os funcionários mais produtivos. Que gestor não quer isso?!
  5. Arquiteto de ambiente de trabalho (Workplace Environment Architect): A pandemia impactou, também, a arquitetura de escritórios, que está passando por uma grande reformulação visando o bem-estar dos funcionários e um design mais centrado no ser humano. Sim, quanto mais tecnologia, maior a necessidade de humanização (novos tempos, novos valores!). E o arquiteto de ambiente de trabalho ajudará a manter esse equilíbrio.
  6. Auditor de polarização de algoritmo (Algorithm Bias Auditor): Os estilos de vida “all online, all the time”, tanto para trabalho quanto para lazer, aceleraram a vantagem competitiva derivada de algoritmos por empresas digitais em todo o mundo. Devido ao interesse por dados cada vez mais detalhados e estratégicos para os negócios, é quase certo que, quando se trata de como eles são construídos, a verificação por meio de auditorias pode ajudar a garantir que a futura força de trabalho também seja mais justa.
  7. Detetive de dados (Data Detective): As oportunidades para cientistas de dados continuam crescendo rapidamente na família da alta tecnologia “algoritmos, automação e Inteligência Artificial” do Índice CJoF, apresentando uma expansão de 42% no primeiro trimestre deste ano. Devido à alta demanda, também são escassos e é aí que os detetives de dados preenchem a lacuna para que as empresas investiguem os “mistérios” do big data.
  8. Prenunciador de calamidade cibernética (Cyber Calamity Forecaster): Além de COVID-19, outra grande catástrofe de 2020 foram os contínuos ataques cibernéticos como o SolarWinds, considerado o “maior e mais sofisticado” que o mundo já viu. A capacidade de prever eventos como esses é crítica e o CJoF Index confirma isso: as aberturas de vagas para Cyber Calamity Forecasters cresceram 28% no primeiro trimestre de 2021. Cá entre nós, esse profissional é tipo um “Profeta do Ciberespaço”…
  9. Arquiteto de marés (Tidewater Architect): O desafio global da mudança climática e do aumento do nível do mar só tende a aumentar daqui pra frente. Por isso, os arquitetos de marés entram em cena para trabalhar em favor da natureza em alguns dos maiores projetos de engenharia civil do século XXI. De acordo com o Índice CJoF, as vagas para esses empregos cresceram 37% no primeiro trimestre de deste ano.
  10. Gerente de Equipe Homem-Máquina (Human-Machine Teaming Manager): Pandemia ou não, o aumento incessante de robôs no local de trabalho continua inabalável. Os gerentes de equipes homem-máquina vão operar na interseção de pessoas e robôs e promovendo colaborações contínuas. Já se imaginou trabalhando ou liderando robôs na sua equipe?!

Em tempo:

O Fórum Econômico Mundial também apontou onde muitos desses novos empregos aparecerão. Os 21 lugares identificados variam de grandes às pequenas cidades e vilas, das antigas às novas, e das bem conhecidas às quase nunca ouvidas. Alguns lugares, inclusive, não podem ser encontrados em um mapa, pois estão onipresentes no espaço virtual e na “remotopia”. A única coisa que todos eles têm em comum é o apetite para criar – ou recriar – oportunidades, oferecendo aos humanos o trabalho do futuro. Confira esses lugares aqui.


Para saber mais:

‘Jobs of the now’: The jobs of the future have arrived early – here are the top 10


Foto destaque: Markus Christ por Pixabay

1 comentário em “Conheça 10 empregos de um futuro que começa agora (e onde eles estão)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.