Aplicativos úteis (ou pelo menos interessantes) para o seu dia a dia

Uma amiga costuma dizer que “a minha vida é um app aberto”, porque toda vez que ela precisa de algo, eu indico um aplicativo que atende a sua necessidade. Foi assim que eu me tornei uma espécie de “Assessora de App’s Aleatórios”. Acho até que isso pode se consolidar como um emprego do futuro

Confira, então, alguns aplicativos úteis, ou pelo menos interessantes, disponíveis na Play Store, separados por categoria (todos são gratuitos, mas alguns oferecem planos pagos com mais recursos, anúncios ou compras dentro do app):

Atividades físicas

Não tem mais desculpa para cultivar uma vida sedentária. Hoje em dia, dá para fazer atividade física sem a necessidade de sair de casa. Eu mesma aderi ao Yoga nesta pandemia e pratico no conforto da minha sala. Confira algumas opções de app’s para você suar a camisa no seu “lar, doce lar”:

  • Treino para Mulheres: Este aplicativo tem vários treinos que você pode praticar sem a necessidade de equipamentos.
  • Yoga Facial Exercícios: Traz exercícios para fortalecer e tensionar a musculatura do rosto e também do corpo, gratuitamente!
  • Yoga – Lições – Aulas: Este é um app bem completo, além de aulas de Yoga, há também aulas de pilates, exercícios físicos em geral, meditação guiada, música relaxante e outras “cositas más”. 

Edição de foto e vídeo

Sabe aquela foto ou vídeo que está no seu celular e você quer dar um “upgrade” antes de compartilhar em alguma rede social ou grupos de WhatsApp? Esses app’s podem ajudar:

  • PicsArt Photo Editor: Este aplicativo edita fotos e vídeos e é super fácil de usar. Sempre me salva quando preciso fazer alguma edição rápida de arquivo no meu celular.
  • Repost: Este aplicativo é útil para repostar aquela foto bacana que você viu no perfil de alguém que você segue no Instagram.
  • Snapseed: É um editor de fotos completo e profissional desenvolvido pelo Google. Tem 29 ferramentas e filtros, entre outros recursos. Eu uso bastante…
  • Sticker Maker: Eu me divirto com este aplicativo fazendo figurinhas de fotos para compartilhar no WhatsApp. Já cheguei a ser “viciada” nele. Agora estou curada… :-]
  • Video Editor: Este é um editor de videos e o videomaker muito fácil de usar! Dá para fazer algumas produções em poucos minutos, sem marca d’água e sem limite de uso.

Educação:

Da mesma forma que você pode se exercitar em casa, também pode se desenvolver, aprender outro idioma e buscar conhecimentos com aplicativos super úteis. Confira algumas opções (porque são vários!):

  • Google Primer: Google sendo Google. Este aplicativo é praticamente uma plataforma de ensino a distância com conteúdos sobre negócios e marketing digital. Tem várias lições muito bem elaboradas para você aprender, em cinco minutos, planejamento e gerenciamento de negócios, redes sociais, vendas, publicidade digital, marketing de conteúdo, SEO, branding e muito, muito mais!
  • Kahoot: Todo professor precisa usar este aplicativo com seus alunos. É uma ótima ferramenta para criar quiz e competições saudáveis com os participantes, envolvendo-os no conteúdo da disciplina de maneira divertida. Dá para usar no trabalho e com a família também. Experimente!
  • TED: Todos as palestras do TED num só lugar, separadas por temas para facilitar a busca.
  • Udemy, Coursera, Khan Academy e tantas outras plataformas de cursos a distância já dispõem de aplicativos que facilitam o acesso aos conteúdos na palma da mão.

Idiomas

  • BBC Learning: Com este aplicativo você aprende inglês e se mantém informado ao mesmo tempo. Dá para montar seu próprio programa de aulas, de acordo com assuntos do seu interesse.
  • Cake: Aprenda inglês assistindo aos trechos de vídeos da sua série, filme ou programa favorito. É totalmente gratuito!
  • Simpler: Eu uso a versão paga deste aplicativo, que custa em torno de R$70,00/ano. É uma forma bem leve e descontraída de aprender inglês, abrangendo gramática, memorização de vocabulário, escuta e conversação. Sempre que estou de bobeira pratico as lições e me divirto com as histórias policiais que são disponibilizadas para desvendarmos os casos.

Meditação e autoajuda

Não está fácil pra ninguém! Se não pararmos um pouco para meditar, respirar e relaxar vamos surtar! Então, baixe aí alguns desses aplicativos para você cuidar da sua mente e das suas emoções:

  • Calm: Este aplicativo contém meditações guiadas, histórias para dormir, programas de respiração e músicas relaxantes para quem quer ficar zen!
  • Cíngulo: Foi eleito o melhor app de 2019! É um aplicativo de terapia guiada que ajuda a resolver questões emocionais e desenvolver o autoconhecimento. A versão gratuita dispõem de recursos limitados, mas, ainda assim, vale a pena!
  • Daily Mudra: Mudras são aquelas posturas das mãos que geralmente vemos nos praticantes de Yoga. Os dedos estão relacionados com os cinco elementos. O dedo mínimo representa a água; o anelar, a terra; o médio, o espaço; o indicador, o ar; e o polegar, o fogo. As combinações dos dedos e a posição deles (esticado, flexionado etc.) permitem uma grande variedade de opções de conexão com as energias primordiais do universo. Existem vários tipos de mudras e cada um deles traz benefícios diferentes, de acordo com as nossas necessidades. Este aplicativo ajuda exatamente nisso!
  • Insight Timer: Este é um dos meus “queridinhos” e já foi eleito App do Ano pela revista TIME e considerado o App mais feliz do mundo. Tem meditação guiada, aulas de Yoga ao vivo com professores de várias partes do mundo (outro dia fiz uma com um professor indiano), milhares de faixas de música e sons ambientes para acalmar a mente, concentrar-se, dormir melhor e relaxar… Tudo de bom!
  • Meditação (Natura): Sim, a Natura também possui um app que ensina você a meditar – caso você ainda seja um iniciante ou sequer enveredou para o mundo zen, mas deseja começar um dia.
  • Meditation Music: Este é um app gratuito de meditação para relaxar o corpo e a mente. Vem com um timer para permitir uma melhor concentração durante a prática meditativa.
  • Metamorfosis: Este é uma espécie de diário emocional e autoconhecimento. Nele você escreve seus pensamentos e emoções, acompanhando, assim, sua metamorfose ao longo dos dias.

Música

  • Deezer e Spotify: São dois aplicativos bem conhecidos de música e podcasts.
  • NoteCast: Sabe aquele trecho do podcast que você super curtiu a ponto de desejar salvar para ouvir novamente sempre que sentir vontade? Você pode fazer isso com este aplicativo! Ele salva os trechos como notas digitais, revolucionando, assim, a maneira como você ouve podcasts a partir de agora.

Notícias

Em vez de baixar tudo quanto é aplicativo de notícias (Uol, G1, El País, etc.), que tal optar por um aplicativo que reúne todas as notícias num só local e você personaliza e compartilha com quem quiser? Confira essas duas opções e escolha a que achar melhor:

Produtividade

Sim, dá para usar o celular a seu favor ajudando você a produzir mais e melhor. Confira:

  • Adobe Scan: Você não precisa ter um equipamento de scanner em casa para digitalizar seus documentos. Opte pelo app gratuito e que ainda permite compartilhar com quem quiser e de onde estiver.
  • Post-it: Você também pode ter post-its de várias cores no seu celular para anotar os insights ou fazer capturas de imagens e textos. Também pode compartilhar as anotações ou mesmo exportar para outros aplicativos e serviços em nuvem, incluindo Miro, Trello, Dropbox, EverNote, PowerPoint, Excel, PDF e muito mais.
  • Notta: Este app faz transcrições em geral – de voz em tempo real e de gravações – É possível editar enquanto ouve, exportar o texto transcrito para PDF e TXT e ainda compartilhar com outros apps.
  • Tarefas: Eu uso este app para organizar minhas tarefas, compromissos e metas no dia a dia, ajudando a me lembrar de cada um deles.
  • Transcrição instantânea: Este app torna as conversas e os sons do dia a dia mais acessíveis para pessoas surdas ou com perda auditiva.
  • Google Tradutor: Este app é para ajudar você a traduzir aquele texto escrito em outro idioma que você não domina muito bem.

Saúde:

  • Consulte Remédios: Tudo o que você procura na farmácia pode ser encontrado neste app. Você pode pesquisar e comparar os preços de milhares de itens, entre medicamentos, cosméticos, produtos de perfumaria, higiene e beleza.
  • SnoreLab: Quer saber se você ronca muito? Use este app!

Utilidade Pública:

  • E-título: Sempre bom manter este app atualizado, especialmente em período eleitoral.
  • Carteira Digital de Trânsito: Esqueceu a CNH em casa? Abre este app e mostra pro guarda de trânsito!
  • Panelaço: Em caso de necessidade de manifestação em plena pandemia, bata panela na janela da sua casa (melhor do que se aglomerar na rua!). E se não quiser estragar sua coleção de aço inox, use este app!
  • Zé Delivery: E melhor do que ir para o boteco beber e se aglomerar, chame a bebida até a sua casa.

Ufa! Uma boa lista para você aproveitar. Agora, aproveita para compartilhar, nos comentários, qual app é o seu “queridinho”.


Foto: Thomas Ulrich por Pixabay

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.