“A curadoria também envolve autoria”

No último episódio da websérie SOS RH: a vez da Educação Corporativa, Andrea Filatro falou sobre produção de conteúdos no contexto organizacional, em especial sobre o design instrucional, também conhecido pelo termo DI. E como nos demais episódios, a palavra curadoria foi destaque na conversa:

A curadoria não é só um acúmulo de referências externas. Envolve, também, um trabalho de autoria que é você dar sentido a esse material disponível na web.

Para a professora, o termo está em alta devido à quantidade e à qualidade de materiais disponibilizados para todos os fins e de todos os tipos. Mas, nem todos os conteúdos organizacionais são encontrados livremente na internet.

Conteúdos mais genéricos, como liderança, gestão de pessoas, negociação, administração de conflitos etc., são fáceis de achar e selecionar. Porém, os relacionados à competências específicas ou técnicas da organização, ou mesmo ligadas à cultura da empresa necessitam de autoria – produção interna ou externa. Cabe ao DI analisar o que já existe, em que medida atende às necessidades da organização, ao perfil do público e até mesmo às condições de restrições da empresa.

Ao defender que existe autoria mesmo na curadoria, Andrea explicou: “não é somente reunir um material e disponibilizar aos colaboradores. Precisa ter uma apresentação, justificativa, roteiro, ou seja, uma organização e planejamento – que pode ser feito interna ou externamente – que dê propósito a esses conteúdos”. 

A professora destacou, ainda, que o trabalho de curadoria nas empresas acaba sendo impactado pelos recursos e estruturas disponíveis (material que só existe em outro idioma; vídeo que é bloqueado pelo sistema de segurança de informação da empresa etc.).

Não é simplesmente selecionar uma quantidade de conteúdo e disponibilizar para os colaboradores, precisa ter um planejamento educacional e uma intencionalidade.

Para conferir este episódio na íntegra, no qual também foi falado sobre o livro mais recente de Andrea Filatro – DI 4.0 – Inovação na Educação Corporativa, abordagens educacionais, micro conteúdos e perspectivas para a Educação a Distância pós pandemia, clique aqui.


Confira também os vídeos dos demais episódios:


 

1 comentário em ““A curadoria também envolve autoria”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.