O que o Telegram pode fazer por (e para) você

No post anterior eu indiquei alguns canais e grupos do Telegram nas áreas de Educação e Tecnologia e comentei, brevemente, sobre a minha preferência por este aplicativo tendo em vista seus recursos voltados para a propagação do conhecimento. E é sobre isso que vou falar agora…

Primeiramente, vamos entender o que é o Telegram

Fonte: Poder 360

Trata-se de um aplicativo de troca de mensagens semelhante ao WhatsApp, porém, na minha humilde opinião, muito melhor em diversos aspectos. O infográfico na tela, compartilhado no jornal digital Poder 360, compara as principais funções dos dois aplicativos.

Além dos recursos básicos como trocar mensagens de texto, áudio, chamadas, arquivos de todos os tipos e criação de grupos, o Telegram também disponibiliza a criação de Super Grupos, Canais e Bots (vou falar sobre cada um deles a seguir). Outra vantagem é que ele pode ser usado em mais de um dispositivo ao mesmo tempo, ou seja, as mensagens são sincronizadas no smartphone, tablet ou computador.

 

É seguro?

Sim! O Telegram é mais seguro e mais rápido que o WhatsApp, tendo como base o protocolo MTProto, construído sobre algoritmos testados para tornar a segurança compatível com a alta velocidade de entrega e confiabilidade em conexões instáveis.

É gratuito?

Sim! Ele não tem anúncios e nem assinatura. É totalmente free e está disponível para smartphones (iOS 6 e superiores, Android 4.1 e superiores e Windows Phone), tablet e desktop. Também é possível usar a versão web do Telegram ou instalar o aplicativo para desktop no Windows, OS X e Linux, sem a necessidade de um telefone com conexão para funcionar.

O que são Grupos e Super Grupos?

No Telegram, os Grupos podem ter 200 membros. Já os Super Grupos comportam até 100 mil! As pessoas são convidadas para participar de cada um deles por meio de links personalizados ou podem buscar o nome do Grupo/Super Grupo no aplicativo do Telegram (ícone da lupa). Algumas de suas funcionalidades são:

  • Edição/Exclusão de mensagens: é possível editar as mensagens após a postagem (função que o WhatsApp não tem) ou apagá-las, desaparecendo para todos, sem ficar a notificação “Essa mensagem foi apagada”.
  • Buscas instantâneas: é possível encontrar a mensagem que você está procurando diante de uma infinidade de postagens feitas.
  • Respostas, menções, hashtags: é possível manter uma conversação e uma comunicação eficiente independentemente do tamanho do grupo.
  • Notificações inteligentes: é possível silenciar o grupo para obter notificações somente quando as pessoas mencionarem você ou responderem suas mensagens.
  • Compartilhamento de arquivos: é possível enviar e receber arquivos de qualquer tipo, com até 1.5GB cada, e acessá-los de qualquer dispositivo.
  • Customização via botstambém é possível criar bots e ferramentas customizáveis para necessidades específicas usando a API para Bots e os Bots Integrados – vou explicar o que é isso mais abaixo.

Saiba como criar um Grupo e/ou Super Grupo.

O que é um Canal?

Os Canais do Telegram são uma ferramenta para transmissão pública de mensagens para grandes audiências – eles podem ter um número ilimitado de membros.

Diferentemente dos Grupos ou Super Grupos, em um Canal no Telegram somente o administrador ou pessoas autorizadas por ele e com direitos limitados podem enviar conteúdos para todos os membros. Ao postar algo no Canal, a mensagem é assinada com nome e foto desse Canal e não a sua própria foto. E assim como nos Grupos e Super Grupos, se uma mensagem é apagada, ela desaparecerá para todos os membros do Canal.

Os Canais podem ser públicos ou privados. Os públicos possuem um nome de usuário e qualquer pessoa pode encontrá-los na busca do Telegram e entrar. Já os privados são para comunidades fechadas e você precisa ser adicionado pelo criador ou obter um link de convite para entrar.

Saiba mais sobre os Canais do Telegram.

O que são Bots?

Bots é uma abreviação de robots (robôs em inglês) e, basicamente, são perfis automatizados que oferecem diversos tipos de serviços. Por exemplo, o @rastreamentobot permite rastrear encomendas e o @topdf_bot possibilita converter, rapidamente, arquivos nos formatos .doc, .docx, odt, .txt e .jpg em PDF. Já o @YTranslateBot traduz qualquer mensagem para o idioma da sua preferência. Veja alguns bots interessantes – que, particularmente, uso com frequência:

  • Calculadora: @MathCalcBot
  • Pronúncias: @PronunciatonBot
  • Conjugador: @ConjugadorBot
  • Material de apoio de inglês: @SoinglesBot
  • Dicionário: @diciorobot
  • Dicionário de Libras: @dlibrasbot
  • Previsão do tempo: @Wheatherman_bot
  • Editor de fotos: @prismabot
  • Trendings: @NowTrendingBot
  • Conversor de áudio em texto: @voicybot

Para encontrar mais bots, basta acessar o @StoreBot. E para saber mais sobre eles, clique aqui.

E os recursos do Telegram não terminam aqui. Ainda tem o chat secreto!

Ele é destinado a pessoas que querem mais sigilo em suas conversas. Todas as mensagens em chats secretos usam criptografia de ponta a ponta, isso significa que apenas você e o destinatário podem ler essas mensagens, ninguém mais pode decifrá-las, incluindo o próprio Telegram. Além disso, as mensagens de chats secretos não podem ser encaminhadas e quando você apagar as mensagens do seu lado da conversa, o aplicativo do outro lado do chat secreto será solicitado a apagá-las também.

Gostou e quer saber mais sobre os chats secretos? Então clique aqui.

Desafio…

Ufa! Acho que consegui falar bem objetivamente sobre os principais recursos do Telegram. Pela descrição de cada um deles, é possível ter uma noção de como o aplicativo pode ser usado para propagar e até mesmo obter conhecimento de forma produtiva. Escolas e até mesmo empresas estão fazendo bom uso desses recursos para gerar uma aprendizagem mais significativa e obter resultados para seus negócios (taí assunto para outro post!).

Se você ainda não é adepto do aplicativo, desafio a fazer um teste a partir do que viu aqui neste post. Depois, volte e compartilhe nos comentários como foi ou está sendo essa experiência – e se pretende permanecer com (e nos) grupos do WhatsApp por muito tempo…


Foto destaque: Christian Wiediger on Unsplash

4 comentário em “O que o Telegram pode fazer por (e para) você

  1. Oi, Sandra
    Obrigada pelo post! Eu também estou me tornando fã do Telegram e planejo fazer a transição de comunicação pessoal para lá dentro de um ano. A minha empresa já o usa exclusivamente como app de mensagens. Recentemente, adicionaram também o chat de voz, em que todos do grupo podem participar em tempo real. Quero testá-lo em breve.

    1. Ei, Selma. Você sabe que fiz do Telegram meu queridinho. E todo dia testo algo novo e me surpreendo. Às vezes até esqueço do WhatsApp, porque ele já fica sem qualquer notificação para eu me ” educar ” a olhar mais o Telegram. Tem também o Signal, que já fiz meu aplicativo de torpedo padrão. Ele é como o WhatsApp e Telegram, mas ainda não testei todas as funcionalidades. A meu ver, o WhatsApp vai ficar para um outro tipo de público, como é, hoje, o Facebook em comparação a outras redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.