Canais e grupos do Telegram nas áreas de Educação e Tecnologia

Eu fazia parte de muitos grupos de WhatsApp voltados para profissionais de Educação e Desenvolvimento Humano. Até que optei por sair da maioria deles e concentrar minha participação nos canais e grupos do Telegram – por questão de preferência mesmo, de aplicativo, tendo em vista seus recursos voltados para propagação do conhecimento (acho que vou até fazer outro post só para falar sobre isso…).

Mas voltando ao foco deste post aqui, o fato é que a cada dia me surpreendo com a quantidade de canais e grupos ricos em discussão, conteúdo e networking disponíveis no Telegram – e sobre qualquer assunto! Por isso, vou compartilhar alguns deles:

  • Educação e Transformação: canal aberto com mais de 18 mil membros que compartilham sugestões de atividades para sala de aula (on-line e presencial), especialmente para os ensinos infantil, fundamental e médio.
  • Vagas EaD e Materiais Didáticos: canal aberto com mais de 2 mil membros que compartilham vagas nas áreas de EaD e produção de materiais didáticos.
  • StartSe University: canal aberto com mais de 57 mil membros interessados no berço mundial da inovação.
  • Moodle Brasil: grupo de usuários Moodle no Brasil, atualmente com pouco mais de 800 membros que compartilham problemas e soluções ativamente.
  • Claraboia Cursos: canal para refletir sobre experiências de ensino e de aprendizado.
  • Valores e práticas de mercado EAD: grupo formado por professores conteudistas e Designers Educacionais/Instrucionais que compartilham as experiências que tiveram com algumas empresas para as quais prestaram serviços, ajudando, assim, a identificar as que trabalham com seriedade e pagam melhor. Também tem muita discussão sobre a necessidade de mais valorização do trabalho do conteudista e do profissional de DE/DI pelos contratantes.
  • Learning Network: grupo transdisciplinar para compartilhamento de dicas de cursos, de leituras, de ideias e de tendências sobretudo do mundo educacional, da comunicação  e da gestão de projetos.

É possível encontrar grupos e canais no Telegram por meio do campo de pesquisa (onde aparece a lupa). Basta copiar e colar o nome do grupo ou canal, clicar sobre a opção e entrar.

Foto: Arquivo Pessoal

Nesta guia você encontra um atalho para canais, grupos e bots na área da Educação: Telegram EDU.

Aproveite!


Foto destaque: Pixabay

6 comentário em “Canais e grupos do Telegram nas áreas de Educação e Tecnologia

  1. Oi Sandra, parabéns pela iniciativa. Mais uma oportunidade de trocar boas práticas pedagógicas.
    Obrigado.

    1. Obrigada, Paulo. Tenho usado muito o Telegram para aprender, trocar conhecimento e até fazer o tão necessário networking. O WhatsApp tem ficado apenas para troca de mensagens mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.