Lifelong learning, ou aprendizado ao longo da vida. Se você ainda não ouviu falar sobre esse termo, é melhor começar a se inteirar e até mesmo se tornar um lifelong learner o mais breve possível, pois esse processo de educação continuada é que vai preparar você para os desafios do mundo VUCA.
E vale destacar que esse termo bonito aí não é novo, não! Ele começou a ser usado na década de 1990, na Europa, atrelado a políticas de formação. Para se ter uma ideia, a Comissão Europeia fez de 1996 o ano da educação ao longo da vida (Year of Lifelong Learning) e nomeou um ministro, na Inglaterra, para cuidar exclusivamente do assunto. Na Alemanha, o ministério para a formação, a ciência, a pesquisa e a tecnologia apoiou vários relatórios e encontros de especialistas sobre o tema. A própria Comissão Européia publicou o Livro branco da educação e da aprendizagem¹, a UNESCO², a OCDE³ (Comissão para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e o grupo dos oito países4 mais industrializados também contribuíram para essa reflexão.
Nos dias de hoje, o termo está em alta no mundo corporativo. Tanto que criaram a geração lifelong learner, ou eterno aprendiz. Não no sentido de ser um mero iniciante em algo, mas de estar sempre buscando novos aprendizados e experiências que lhe interessam. Para essa geração, a aprendizagem não é uma tarefa/ação que deve ser realizada em um número determinado de anos e durante uma fase específica da vida. Mas um projeto de longo prazo que começa na primeira infância e não tem data para acabar. Em outras palavras, os eternos aprendizes praticam, prazerosamente, a aprendizagem autodirigida.
Para conhecer melhor esse tipo de educação intrinsecamente motivada e como desenvolver essa habilidade, recomendo a leitura do livro A Arte da Aprendizagem Autodirigida, de Blake Boles, traduzido por Alex Bretas e disponibilizado pela Affero Lab.
Obs.: O link para download foi gentilmente cedido pela Wis Educação.
¹ COMMISSION OF THE EUROPEAN COMMUNITIES. Competitiveness, employment, growth. Luxembourg. 1994.
² DELORS, J. Learning: the treasure within. Report to UNESCO of the International Commission on Education for the Twenty-first Century. Paris. 1996.
³ OECD. Lifelong learning for all: meeting of the education commettee at ministerial level. v. 16/17. Paris. 1996.
4 GROUP OF EIGHT. Köln Charter: aims and ambitions for lifelong learning. Köln. 1999.
Fonte: Processo de formação e aprendizagens ao longo da vida
Crédito da foto: https://pixabay.com/
1 comentário em “Geração lifelong learner”