Encontros pedagógicos: Expectativa x Realidade

Texto escrito pela Co11ectada Sara Luíze Oliveira Duarte

No artigo do mês de janeiro apresentamos nossas expectativas para a educação em 2020. Agora, entendemos ser necessário fazer a construção do que é esperado versus o que é ministrado nos encontros pedagógicos realizados, geralmente, antes do início das atividades acadêmicas, restringindo essa reflexão às Instituição de Ensino Superior (IES).

Você sabe para que servem os encontros pedagógico e como eles são preparados?

A verdade é que nem todos os docentes sabem como a direção pedagógica e sua equipe planejam, preparam e se orientam para a execução desses encontros, já que o processo se restringe a alguns profissionais.

Sendo assim, é importante entender que essas capacitações são baseadas em critérios estabelecidos pela gestão acadêmica, visando promover a formação contínua dos profissionais da educação. As tendências, discussões, experiências e vivências do mercado educacional são levadas em consideração ao se buscar estabelecer os critérios estipulados. Em tese, tudo que é proposto visa a melhoria contínua dos processos de ensino e aprendizagem para o planejamento do semestre letivo. Por esse motivo, o encontro pedagógico seria uma excelente oportunidade para aproximar as equipes das modalidades presencial e virtual (ensino a distância). Entretanto, são muitas as instituições que fazem dois encontros separados, de acordo com a modalidade de ensino.

Entendemos que, em alguns momentos, as modalidades têm especificidades a serem trabalhadas reservadamente, mas, também temos certeza dos ganhos possíveis ao aproximarem as duas equipes, dentre eles está a redução do preconceito com a EAD e, consequentemente, diminuir a resistência que a equipe do presencial tem em oferecer parte do seu material utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por exemplo.

Em geral, esses encontros pedagógicos têm, como ponto forte, a troca de experiências com profissionais externos e num segundo momento, a exposição de briefings e cases pré-estabelecidos por profissionais da casa. Particularmente, eu, Sara Luize Duarte, afirmo que ao longo dos meus mais de 12 anos na docência, esse segundo momento tende a ser mais relevante que o profissional externo. O conhecimento específico e a vivência diária da realidade da IES se constituem o diferencial para o encontro pedagógico. Por outro lado, trazer profissionais de fora tem seu valor quando eles “combinam” com os valores e perfil da instituição. Então, esta é a dica valiosa que dou: tenha cautela ao trazer algum profissional externo. Apesar da boa intensão, todo o investimento feito pode gerar uma expectativa muito grande, acompanhada de uma frustração coletiva, gerando mais insatisfação, pouco aproveitamento e a sensação de perda de tempo.

Quanto mais a IES conhece seu perfil institucional e docente, seus pilares educacionais e metodologias de ensino, mais fácil se torna a tomada de decisão sobre quem trazer ou qual caminho seguir na proposta do encontro e capacitação pedagógica.

Vale considerar, ainda, que ao investir num profissional de renome, a IES demonstra que valoriza seus colaboradores e ainda promove maior engajamento, servindo de estímulo para a participação de todos, muitas vezes. O bônus para o colaborador é a possibilidade de “medir” o seu nível de atualização em relação às práticas pedagógicas e acompanhar as tendências educacionais com outras realidades fora da IES em que trabalha.


Temáticas: Analisando as atividades acadêmicas que aconteceram entre o final do mês de janeiro e meados de fevereiro, as temáticas mais trabalhadas foram: empatia e seus múltiplos desdobramentos, inclusive na captação e retenção dos alunos; design thinking; time de alta performance; desenvolvimento do trabalho discente; aprendizagem significativa; aprendizagem baseada em projetos; projeto integrador em função do problema e da integração entre as equipes; práticas (ino)vativas; elaboração de itens avaliativos; aprendizagem criativa; gestão de curadoria de conteúdos; curadoria na educação; gamificação; gestão do NDE e os instrumentos avaliativos vigentes; indicadores de qualidade no ensino superior; presente e futuro da educação híbrida; machine learning; avaliação por competências; soluções educacionais com metodologias ativas; desafios da implementação de modelos híbridos de educação e formação.

E na sua instituição, qual foi a temática trabalhada? Comente abaixo…


Considerações: Somos favoráveis ao diálogo coletivo na construção do planejamento das capacitações pedagógicas e acreditamos que isso deve ocorrer em duas vias. Reconhecemos o valor do profissional externo quando bem alinhado ao contexto institucional. No entanto, não se deve subestimar o conhecimento do profissional da casa, que tem muitas contribuições no caminhar pedagógico, uma vez que reconhece os processos e a cultura da instituição, além de estar acessível aos colegas, permitindo mais socialização e mobilização entre os próprios pares. Valorizamos quando se prioriza a integração dos times (EAD, presencial, pedagógico), buscando, a partir daí, propostas para o planejamento das capacitações pedagógicas. É notório o valor desses encontros quando há trocas de experiências entre os profissionais da casa e os especialistas externos – os saberes, quando se unem em função do mesmo propósito, fazem a diferença!


Em tempo: Para deixar uma dose de curiosidade para os leitores, a Co11ectada Fernanda Furuno vai escrever o texto do mês de março, trazendo especificidades de uma das temáticas indicadas aqui. Não percam!


Texto construído com a participação das Co11ectadas.

 

4 comentário em “Encontros pedagógicos: Expectativa x Realidade

  1. É sempre uma aula conversa com a Sara, pessoa que admiro muito!
    Parabéns pela matéria professora!

    1. Olá, Eduardo. Tudo bem? Eu sou suspeita em falar da Sara e das demais Co11ectadas rsrsrsrsr sempre aprendo muito com cada uma delas.

    1. Olá, Carlos! Tudo bem? Em tempos de lifelong learning, troca de experiência vale muito!!!

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