Co11ectadas | Expectativas para a educação em 2020

Texto escrito pela Co11ectada Viviane Monteavaro

Neste post fomos provocadas a falar sobre as expectativas para a educação em 2020. Como sabem, muitos profissionais da educação estão em férias no mês de janeiro, e não é diferente com as Co11ectadas. Mas, conversamos sobre o assunto por meio do grupo no Whatsapp (nos Bastidores), e estamos cheias de expectativas e prontas (ou quase) para começar o ano com “o pé direito”! É consenso das Co11ectadas que tem muita coisa boa chegando por aí! E precisamos entender essas mudanças, conhecer e pensar o cenário que o nosso aluno encontrará no mercado de trabalho e no seu dia a dia. O nosso aluno precisa desenvolver habilidades e competências para resolver problemas complexos. E acreditamos que tecnologia é uma possibilidade de atingir este objetivo de forma eficiente e eficaz.

Então, dentre as muitas apostas e expectativas, seguem algumas das Co11ectadas:

Expectativa #1 – Reconhecimento do potencial da EaD pelos Conselhos Profissionais e OAB 

Que os Conselhos Profissionais da Saúde e a OAB reconheçam e aceitem o valor de uma educação mediada por tecnologias, nem sempre com presencialidade constante. Em todas as áreas, há a possibilidade de apreensão de conhecimento fora de locais convencionais, sozinhos ou em pares, e, em momentos presenciais, práticas mais bem aproveitadas em grupos com mentoria ou mediação de profissionais. É necessário que haja uma curadoria adequada para que os objetivos sejam acertados.
Contribuição da Co11ectada Mônica Campos

Que as ‘brigas’ entre Conselhos acabem. Que conselhos parem de falar “o Conselho daqui, por exemplo, não está aceitando a formação de uma EaD dos cursos xyd“.  Entendam que é uma briga desnecessária, uma vez que é o Ministério da Educação que regula os cursos superiores.
Contribuição da Co11ectada Sara Luize Duarte


Expectativa #2 – Respeito aos alunos egressos de EaD

Que os egressos da EAD sejam respeitados e reconhecidos pelas suas habilidades e competências e não aconteça diferenciação de cargo e salários por este motivo.  E, principalmente, que não deixem de obter o seu registro profissional.
Contribuição da Co11ectada Mônica Campos (acredito ser uma unanimidade nas Co11ectadas)


Expectativa #3 – Unindo forças do presencial e da EaD

Quando a Educação a Distância chegou, rompeu barreiras e lutou junto ao presencial com o objetivo comum de oportunizar conhecimento a mais pessoas. Hoje, com o novo cenário de como nos relacionamos com as “coisas”, principalmente por meio da tecnologia, a EAD está na vanguarda e pode, inclusive, oferecer ferramentas para que profissionais do presencial possam se adaptar. Que todos percebam que a EAD cria pontes, cria laços e que a distância se restringe à nomenclatura. Somos uma só força!
Contribuição da Co11ectada Mônica Campos

A tangibilidade das oportunidades, projetos e processos da educação como um todo… Não existe mais espaço para ‘separações’. A educação é uma só, independentemente dos meios e métodos utilizados para se chegar ao fim, que é o aprendizado real do aluno.
Contribuição da Co11ectada Inês Aparecida Ferreira

Minhas expectativas para a educação em 2020 é que a empatia e a afetividade reinem em meio a tanto distanciamento entre as modalidades.
Contribuição da Co11ectada Sara Luize Duarte


Expectativa #4 – Soluções significativas

Que possamos criar soluções significativas e torná-las oportunidades de ação para os alunos, gestores (IES) e professores, entendendo suas necessidades. Com regras claras investidas pela legislação para Educação.
Contribuição da Co11ectada Inês Aparecida Ferreira

Que possamos não apenas discutir quais as melhores estratégias de aprendizagem e sim executar, agir, testar….  Afinal, é assim que aprendemos. Que a aprendizagem significativa esteja bem mais presente em nosso dia a dia. Que possamos nos apropriar dos projetos e propostas educacionais que estamos inseridos e não apenas fazer parte dele. Que as tendências nos apontem um possível futuro, mas que nem todos sigam essas tendências do mercado… Afinal ter propósito, valor, ética vale muito pra quem sabe o que quer…
Que os momentos, presenciais e mediados por tecnologia, sejam significativos e não apenas ‘cumpridor’ de tarefas. E por fim, que a inteligência artificial seja usada a todo momento em nosso favor.
Contribuição da Co11ectada Sara Luize Duarte

Que os conteúdos sejam curados com atividades que propõe o estudante mais ativo. Talvez seja um grande desafio exigir esse protagonismo, ou talvez, seja uma mudança necessária para esse aluno que já vai em busca do seu conhecimento e tem uma maturidade intelectual fortalecida pela disciplina de estudar em horários flexíveis. De qualquer forma, a EaD possibilita uma diversidade de métodos que devem ser aplicados de acordo com a estrutura da IES e a expectativa desse estudante para as competências a serem desenvolvidas na aplicação de sua prática profissional e comportamental. E que criar soluções significativas, passe pelo racional e analítico, sem desprezar o intuitivo, ingredientes base para gerar inovação.
Contribuição da Co11ectada Carolina Abdala


Expectativa #5 – Novas oportunidades para os profissionais da EaD

A Renata escreveu no final de 2019 um artigo alertando para as novas demandas do segmento educacional e recomendando que os profissionais da EAD fiquem atentos e personalizem seus currículos[1]: “…acredito que 2020 será o início da personalização da EaD. Seja para as instituições de ensino, para o profissional da área acadêmica ou para o processo de ensino e aprendizagem (principalmente)” (Renata Costa).

E a BNCC e a publicação da Portaria 2.117, de 06/12/19, são reflexos de novos tempos.  É preciso acompanhar estas mudanças, perceber o cenário que estamos e preparar-se para o que está por vir.

O que sabemos? Que precisaremos estar conectados e desenvolver habilidades para viver o presente e um futuro próximo.  O artigo Futuro Exponencial[2] elenca dez habilidades para um profissional do futuro e, dentre elas, a flexibilidade cognitiva, pensamento crítico e resolução de problemas complexos (em primeiro lugar).  Aliás, a aprendizagem constante continua sendo parte da vida:  o artigo cita que, baseado no Relatório do Fórum Econômico Mundial de 2019, 30% das habilidades elencadas, não serão mais necessárias já em 2020.


Expectativa #6 – Escolha da IES de acordo com objetivos profissionais dos alunos

Que o estudante saiba escolher a IES na modalidade EaD que mais tem a ver com seus objetivos profissionais. Minha expectativa é que o estudante consiga compreender as diferentes ofertas das IES na modalidade EaD e os métodos que utilizam para a formação do seu currículo e suporte para o acompanhamento de seus estudos.
Contribuição da Co11ectada Carolina Abdala


Expectativa #7 – Modalidade EAD unindo forças com Educação Básica

Que os profissionais da Educação Básica vejam o valor e trajetória dos profissionais da modalidade EaD e unam esforços para trabalhar os novos projetos e desafios propostos pela BNCC. Que todos entendam o perfil de profissional e cidadão que precisa ser entregue a sociedade e suas necessidades. Que os profissionais da EaD entendam as “dores” da Educação Básica e, juntos, busquem soluções, pautadas em estratégias inovadoras, colaborando para uma proposta realmente disruptiva, levando em consideração mais de vinte anos de experiência na busca pela excelência, onde o aluno é o foco principal!
Contribuição da Co11ectada Viviane Monteavaro


Seguimos em frente, Co11ectadas, antenadas, cheias de expectativas e perseguindo o caminho da educação!


[1] Artigo disponível em <https://www.linkedin.com/pulse/feliz-curr%C3%ADculo-novo-renata-costa/>.

[2] Artigo disponível em <https://futuroexponencial.com/10-habilidades-profissional-futuro/>.


Post 1: Apresentação

2 comentário em “Co11ectadas | Expectativas para a educação em 2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.