Universidade americana ajuda escolas brasileiras a montarem Itinerários Formativos para o Novo Ensino Médio

A universidade americana Full Sail, localizada em Orlando e referência em cursos na área criativa, disponibilizou o Programa Carreiras Criativas para ajudar as escolas brasileiras a montarem Itinerários Formativos para alunos do Ensino Médio, de acordo com as regulamentações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O programa possui 10 módulos com 40 horas de conteúdo, disponíveis em português ou inglês, de acordo com a necessidade de cada instituição de ensino que aderir ao programa gratuitamente. As aulas também podem ser customizadas para cada escola, conforme a visão da instituição para os Itinerários Formativos.

Carol Olival, diretora de extensão comunitária da Full Sail University

Segundo Carol Olival, diretora de extensão comunitária da Full Sail University, o projeto nasceu por solicitação de escolas parceiras, sabendo que a universidade americana tinha conteúdos que poderiam ser adaptados aos programas para os novos itinerários e eletivas. Para ela, a implementação do programa nas escolas dará aos estudantes uma melhor oportunidade de qualificação ao mercado de trabalho:

“É o momento para conhecer diferentes carreiras e ter mais segurança na escolha de qual profissão seguir. Por outro lado, também será uma oportunidade para esses jovens pensarem sobre a oportunidade de estudar no exterior e considerar a Full Sail como uma possível universidade para contribuir com a sua formação superior.”

Desde o anúncio com as novas diretrizes de ensino no Brasil, a Full Sail University vem realizando ações com as escolas dos Estados do Distrito Federal, São Paulo, Mato Grosso, Santa Catarina, Pernambuco, Goiás, Paraná, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro para ajudar no processo de adaptação e implantação da nova modalidade de ensino.

As escolas brasileiras que quiserem conhecer mais sobre o Programa Carreiras Criativas devem entrar em contato através do e-mail: colival@fullsail.edu

 

Novo Ensino Médio

O Novo Ensino Médio entra em vigor a partir de Fevereiro para todos os alunos do primeiro ano. Além das disciplinas obrigatórias previstas na BNCC, os alunos terão 1.200 horas para os itinerários formativos, aumentando a carga horária total de 2.400 para 3 mil horas durante os três anos de estudos.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), os itinerários formativos são um conjunto de situações e atividades educativas que os estudantes poderão escolher conforme seu interesse, para aprofundar e ampliar aprendizagens em uma ou mais Áreas de Conhecimento ou na Formação Técnica e Profissional.


Fotos: Assessoria de Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.