Cinco filmes para quem deseja melhorar sua relação com o dinheiro

Algumas pessoas aproveitam o tempo livre para colocar a leitura em dia, assistir a séries e filmes interessantes em canais de streaming e, assim, aprenderem algo novo. Então, aqui vai a indicação de cinco filmes para quem deseja melhorar sua relação com o dinheiro e conseguir economizar a longo deste ano.

A curadoria foi feita por Leticia Weinz, jornalista e analista de conteúdo da Plano Fintech, startup que oferece soluções financeiras para pessoas que querem entender e melhorar suas finanças. Por meio de uma plataforma digital, eles desenvolvem um planejamento que auxilia seus usuários a enxugarem excessos e a encontrarem estratégias para diminuir custos e despesas. Bem bacana, não é?

Portanto, confira um resumo dos filmes indicados:

  1. A Grande Aposta (The Big Short)Vencedor do Oscar de 2016, o filme é baseado no livro de Michael Lewis que traz, de maneira simples e prática, a crise de 2008 do mercado imobiliário americano, impactando a economia mundial. O filme é ideal para quem não tem muito conhecimento sobre economia e finanças.
  2. Trabalho interno (Inside Job)Ainda falando sobre a crise financeira de 2007-2008, esse documentário, vencedor do Oscar de 2011, retrata quais foram os fatores que provocaram essa crise e o seu impacto na sociedade. Dividido em cinco partes, ele mostra o lado sujo de Wall Street, iniciando sobre o cenário econômico mundial no começo do século 21, passando pelas mudanças políticas e práticas bancárias até chegar nas consequências do estouro da bolha imobiliária e os responsáveis por esta situação. Definitivamente, é quase que uma aula de economia para entender mais sobre o sistema capitalista e a crise financeira de 2008.
  3. O mago das mentiras (The wizard of lies)Este filme é baseado no livro de Diana B. Henriques e é inspirado na história de Bernard Madoff, um dos maiores investidores de Wall Street e que foi condenado a 150 anos de prisão por uma das maiores fraudes financeiras dos Estados Unidos, o Esquema Ponzi. É ótimo para quem deseja entender mais sobre como funcionam os esquemas de pirâmide financeira.
  4. Os Delírios de Consumo de Becky BloomTambém inspirada em um livro, este filme retrata de forma descontraída e humorada os prejuízos da falta de planejamento financeiro pessoal e do excesso de consumismo. O filme conta a história da jornalista Rebecca Bloomwood que ensina as pessoas como administrar seu dinheiro em uma revista de finanças. Mas, fora do seu trabalho, torna-se uma consumidora compulsiva, a ponto de ir à falência.
  5. Até que a sorte nos separeInspirado no livro “Casais inteligentes enriquecem juntos”, do consultor financeiro Gustavo Cerbasi, o filme brasileiro também retrata o excesso de consumismo e o descontrole financeiro ao contar a história de uma família que ganhou uma fortuna na Mega Sena, mas que ficou falida anos depois de uma vida de luxo e ostentação.

 


 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.