Mundo VUCA

Essa expressão foi uma das mais faladas ao longo de 2018 e certamente vai continuar em alta este ano – e talvez nos próximos também!

Embora tenha surgido nos anos 90, dentro do contexto militar, para descrever um ambiente, situação ou condições de volatilidade (Volatility), incerteza (Uncertainty), complexidade (Complexity) e ambiguidade (Ambiguity), ganhou destaque ao ser adotada no mundo dos negócios, traduzindo o que vem acontecendo na nova economia e, consequentemente, influenciando a gestão empresarial.

​Mas ainda há quem não entenda essa expressão e, até mesmo, nunca tenha ouvido falar nela! Então, vamos aos esclarecimentos:

  • Volatility: turbulência instabilidade, velocidade. Na prática, é o crescimento exponencial em quatro dimensões: tipo, velocidade, volume e escala.
  • Uncertainty: total falta de previsibilidade. Vem como resultado da volatilidade, não sendo mais possível prever eventos futuros.
  • Complexity: interdependência, redes e conexões que desafiam o pensamento linear. Dificuldade para entender o que é a causa e o que é o efeito.
  • Ambiguity: falta de precisão e surgimento de múltiplos significados. Não é mais isso OU aquilo. É isso aquilo.

Ok, agora que entendeu, objetivamente, o significado da expressão, para que ela serve?

Para compreender o mundo atual em todas as sua dimensões – econômica, social, política, cultural e até mesmo ambiental e saber como interagir com ele a partir de uma mudança de mindset – usando, propositalmente, outra expressão muito comum nesse contexto. Sim, porque não dá mais para viver e entender esse mundo como antes. Então, aqui vão algumas dicas, usando o próprio acrônimo VUCA:

  • Visão: estabeleça um norte e se adapte ao que encontrar pelo caminho. Construa pontes, faça parcerias. Mude o rumo ou faça pausas se for necessário, mas não deixe de prosseguir.
  • Unlock: incerteza gera medo e insegurança, causando bloqueios. O desafio é inovar nesse mundo incerto. Desbloqueie sua mente, pense fora da caixa e tenha confiança de que está fazendo o melhor possível em cada momento.
  • Clareza: procure clareza e entendimento em cada situação. Praticar a empatia não será mais uma “boa ação” e, sim, necessidade nesse mundo VUCA. E dialogar em vez debater irá ampliar sua perspectiva sobre o todo.
  • Ação: dinamismo e proatividade são palavras de ordem. Então, experimente “homeopaticamente”, arrisque, erre rápido e aprenda depressa para evoluir.

Particularmente, encaro o Mundo VUCA de forma otimista. Ele é cheio de possibilidades e um cenário ideal para novas oportunidades.

#I’mVuca e você?


 

Palavras-chave:

1 comentário em “Mundo VUCA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.