Essa expressão foi uma das mais faladas ao longo de 2018 e certamente vai continuar em alta este ano – e talvez nos próximos também!
Embora tenha surgido nos anos 90, dentro do contexto militar, para descrever um ambiente, situação ou condições de volatilidade (Volatility), incerteza (Uncertainty), complexidade (Complexity) e ambiguidade (Ambiguity), ganhou destaque ao ser adotada no mundo dos negócios, traduzindo o que vem acontecendo na nova economia e, consequentemente, influenciando a gestão empresarial.
Mas ainda há quem não entenda essa expressão e, até mesmo, nunca tenha ouvido falar nela! Então, vamos aos esclarecimentos:
- Volatility: turbulência instabilidade, velocidade. Na prática, é o crescimento exponencial em quatro dimensões: tipo, velocidade, volume e escala.
- Uncertainty: total falta de previsibilidade. Vem como resultado da volatilidade, não sendo mais possível prever eventos futuros.
- Complexity: interdependência, redes e conexões que desafiam o pensamento linear. Dificuldade para entender o que é a causa e o que é o efeito.
- Ambiguity: falta de precisão e surgimento de múltiplos significados. Não é mais isso OU aquilo. É isso E aquilo.
Ok, agora que entendeu, objetivamente, o significado da expressão, para que ela serve?
Para compreender o mundo atual em todas as sua dimensões – econômica, social, política, cultural e até mesmo ambiental e saber como interagir com ele a partir de uma mudança de mindset – usando, propositalmente, outra expressão muito comum nesse contexto. Sim, porque não dá mais para viver e entender esse mundo como antes. Então, aqui vão algumas dicas, usando o próprio acrônimo VUCA:
- Visão: estabeleça um norte e se adapte ao que encontrar pelo caminho. Construa pontes, faça parcerias. Mude o rumo ou faça pausas se for necessário, mas não deixe de prosseguir.
- Unlock: incerteza gera medo e insegurança, causando bloqueios. O desafio é inovar nesse mundo incerto. Desbloqueie sua mente, pense fora da caixa e tenha confiança de que está fazendo o melhor possível em cada momento.
- Clareza: procure clareza e entendimento em cada situação. Praticar a empatia não será mais uma “boa ação” e, sim, necessidade nesse mundo VUCA. E dialogar em vez debater irá ampliar sua perspectiva sobre o todo.
- Ação: dinamismo e proatividade são palavras de ordem. Então, experimente “homeopaticamente”, arrisque, erre rápido e aprenda depressa para evoluir.
Particularmente, encaro o Mundo VUCA de forma otimista. Ele é cheio de possibilidades e um cenário ideal para novas oportunidades.
#I’mVuca e você?
1 comentário em “Mundo VUCA”