Canvas: o queridinho da vez!

Você já deve ter ouvido falar no Canvas. Mas sabe, exatamente, o que significa?

Não estou me referindo ao Canva, um site de design gráfico que vem sendo muito utilizado para produzir posts bacanas nas redes sociais.

O Canvas a que me refiro vem do termo Business Model Canvas, inicialmente proposto por Alexander Osterwalder em seu livro Business Model Generation, lançado em 2008. Traduzido para o português significa Modelo de Negócios Canvas e é uma ferramenta que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes. Visualmente é como um mapa pré-formatado contendo nove blocos: segmento de clientes; proposta de valor; canais; relação com os clientes; fluxo de rendimento; recursos-chave; atividades-chave; parcerias-chave; estrutura de custos.

O objetivo é que ele possa ser impresso e preenchido com lembretes em post-it ou marcadores para quadro branco. É ótimo para trabalhar em equipe, fomentando a discussão, o entendimento, a criatividade e a análise do negócio.

Fonte: https://canvastrahentem.com/

O Canvas se tornou o “queridinho da vez” e já existem algumas versões criadas para serem utilizadas na Educação. Uma delas é o Trahentem para Design de Aprendizagem com o uso de Canvas. Baseado nos princípios do Design Thinking, é composto por três Canvas (Empatia, Tarefas, Ropes) que guiam o processo de diagnóstico, seleção de conteúdos e construção de módulos. Usando pôsteres e post-its é possível garantir, de maneira simples e intuitiva, que se faça o que é necessário para garantir a aprendizagem e sua transferência para a prática. Toda a metodologia está relatada no livro Design de Aprendizagem com uso de Canvas – Trahentem, da autora Flora Alves e lançado em 2016 pela DVS Editora.

 

Outro exemplo é o Canvas Planning EI criado pelo Colégio Elvira Brandão, em São Paulo, para o planejamento da Educação Infantil. Nesse caso, eles adaptaram para 11 blocos que representam os objetivos da aprendizagem, os campos de experiência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), do Ministério da Educação, e a avaliação da aprendizagem.

Já o Learning Kanvas, criado pela startup catarinense Keeps A.I. Learning Platform, tem o objetivo de ajudar a projetar um treinamento corporativo de forma mais estratégica. A ferramenta é gratuita e foi inspirada na metodologia das 6 Disciplinas (6D’s), muito conhecida na Educação Corporativa.

 

E na Educação a Distância, vale citar a plataforma de LMS Canvas, lançado em 2011 pela empresa Instructure.

Entendeu, agora, porque falam tanto de Canvas ultimamente?


Crédito da foto destaque:
Business Model Canvas: nine business model building blocks, Osterwalder, Pigneur & al. 2010

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.