Microsoft amplia suporte aos Screen Readers tornando seus aplicativos mais acessíveis

A Microsoft lançou, em 2020, o “Mais Brasil”, um plano abrangente para contribuir com o crescimento do País, e um de seus pilares é a promoção do crescimento sustentável e impacto social. Uma das iniciativas que faz parte dessa frente é a ampliação do suporte aos Screen Readers (Leitores de Tela), tornando os aplicativos do Office mais acessíveis para usuários com pouca ou nenhuma visão.

Pessoas com deficiência visual parcial, temporária ou total podem utilizar esse tipo de recurso para ler e responder e-mails, criar e editar arquivos de texto, tabelas e apresentações. Os Leitores de Tela complementam os recursos de Acessibilidade do Office e têm como objetivo empoderar pessoas com deficiência, permitindo que se conectem profissional e pessoalmente.

O recurso Narrador, por exemplo, é um aplicativo de leitura de tela integrado ao Windows 10 que permite fazer uso do computador sem um mouse para concluir tarefas comuns. Ele lê e interage com itens da tela, como texto e botões, e pode ser utilizado para ler e escrever e-mails, navegar na Internet e trabalhar com documentos. Comandos específicos permitem que os usuários naveguem no Windows, na Web e em apps. A navegação está disponível por meio de títulos, links, pontos de interesse e muito mais. É possível iniciar a leitura e redação dos textos por página, parágrafo, linha, frase, palavra e caractere, bem como determinar características como a fonte e a cor do texto.

Também é possível utilizar os Leitores de Tela para participar de uma reunião no Microsoft Teams e interagir com uma apresentação do PowerPoint Live devidamente adaptada. Essa nova experiência de apresentação e reunião remota permite que os usuários aproveitem os recursos avançados de apresentação do PowerPoint e os recursos de colaboração suaves do Microsoft Teams. Outra possibilidade é contar com a privacidade aprimorada do aplicativo e usar tecnologias assistivas sem necessidade de intervenção do apresentador. Os apresentadores podem colocar participantes ‘Em Destaque’ durante as reuniões do Microsoft Teams, permitindo trazer para o primeiro plano os intérpretes de LIBRAS, por exemplo, para todos. Da mesma forma, cada participante tem a habilidade de ‘Fixar participantes’ específicos em sua tela.

Em agosto de 2021, foi disponibilizado suporte às legendas ao vivo, assim como a transcrição* de reuniões do Microsoft Teams para o português do Brasil e, desde dezembro de 2020, o português do Brasil é um dos treze idiomas que permitem a geração de legendas e subtítulos em Live Events. Desde outubro de 2021, é possível inserir legendas em reuniões do Microsoft Teams, geradas por dispositivos CART (Communication Access Realtime Translation). Em breve, serão disponibilizados os recursos de Legenda ao Vivo para os usuários do Microsoft Teams que utilizam os clientes Web ou VDI nas plataformas AVD, Windows 365 e VMware.

Ainda em 2021, foi lançado o Controle Adaptável da marca Xbox, um hub unificado para dispositivos, que tem os botões A, B e D-pad, Xbox, menu e view. O produto funciona como uma base que permite que os usuários conectem botões, joysticks, interruptores e montagens para criar um controle totalmente personalizado que atenda às necessidades.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Fotos: Divulgação

*Em junho de 2021 a Microsoft alterou o licenciamento expandindo o acesso a esta funcionalidade para as licenças Office 365 E1, Office 365 A1, Office 365/Microsoft 365 A3, Office 365/Microsoft 365 A5, Microsoft 365 F1, Office 365/Microsoft 365 F3 e Microsoft 365 Business Basic, garantindo o acesso a este recurso essencial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.