Lugar de Fala | Episódio #3 discute inclusão em instituições religiosas

O terceiro episódio do Lugar de Fala aborda o que está por trás da discriminação e exclusão “em nome de Deus”; o papel das lideranças religiosas no processo de inclusão; o peso das Escrituras Sagradas e dos dogmas religiosos no processo de aceitação, na conduta e na própria autoestima dos fieis; as crenças por trás da homossexualidade, entre outras questões bem intrigantes sobre o tema.

A discussão é baseada na história compartilhada por Hermando Campos, que nasceu em lar evangélico, era envolvido em algumas atividades da igreja até se assumir gay e sentir na pele o preconceito e a discriminação presentes no ambiente que prega o amor ao próximo, o acolhimento, o perdão…

Os especialistas que contribuem com esse debate são:

  • Ana Ester | Jornalista, teóloga, mestra e doutora em Ciências da Religião. É ministra ordenada pelas Igrejas da Comunidade Metropolitana. Atua como colunista sobre a temática LGBTIA+ para a Revista Senso. É sócia da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura, ABEH, da Global Interfaith Network, GIN, e da American Academy of Religion, AAR.
  • Mário Cesar | Quatro vezes vencedor do Troféu HQ Mix e duas vezes finalista do Prêmio Jabuti, Mário Cesar é autor e editor de quadrinhos, além de ser co-criador e organizador da POC CON Feira LGBTQ+ de Quadrinhos e Artes Gráficas.
  • Rodrigo Gouvêa | Psicólogo e supervisor clínico em sexualidade humana, questões de gênero e orientação sexual. Atua na área clínica há mais de dez anos; é especialista em Psicologia Junguiana e em Sexologia Aplicada; Arteterapeuta; coautor dos livros: O poder da estima (Ed. Conquista), Estudos em Sexualidade – Vol. 2 (Ed. Inpasex) e Autoamor (Ed. Conquista).
  • Samara Barbosa | Cofundadora da Diversifica e parceira Tina Descolada, projetos que abraçam a diversidade humana. Coordenadora do curso de pós graduação em Diversidade e Inclusão nas Organizações. Consultora de diversidade e inclusão, atuando no desenvolvimento e treinamento de equipes.

Este episódio conta com a presença da Intérprete de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) Priscila Macena.

Confira a gravação:


Inscreva-se para receber o link de acesso, manter-se informad@ sobre os demais episódios e, posteriormente, receber o certificado de participação e um e-book com conteúdos sobre Inclusão e Diversidade.

Lugar de Fala tem o apoio da Diversifica e da Uhuru Comunicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.