Lugar de Fala | Episódio #2 discute inclusão em instituição de ensino

O segundo episódio do Lugar de Fala aborda o papel das instituições de ensino no processo de inclusão social; a relação entre educação e esporte; o que é educação inclusiva na prática e o histórico da inclusão nas escolas e no esporte.

Essas questões são discutidas a partir da história compartilhada por Mário Júnior Freitas. Pessoa com deficiência física e paralisia cerebral, Mário tornou-se paratleta na adolescência, incentivado por um professor. Fez parte da Delegação Brasileira Paraolímpica de Atletismo representando o Brasil nos Jogos Mundiais na Inglaterra em 1997. A paixão pelo esporte o fez cursar faculdade de Educação Física e seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi sobre paraolimpíadas escolares, que posteriormente foi publicado no livro Deficiência e Transtornos em Educação Física‘, organizado por Rafael Carvalho da Silva Mocarzel. 

Os especialistas que contribuem com o debate são:

  • Leonardo Miglinas Cunha | Professor universitário, Técnico de Natação Paraolímpica, medalha de prata nos Jogos Rio 2016 e bronze nas Paraolimpíadas de Tokio 2020. Coordenador Técnico da ACPD Esportes (Associação Capixaba Paraolímpica de Desporto).
  • Cláudia Gonçalves de Freitas | Psicopedagoga, atua no Programa Acolhimento Pleno de uma Instituição de Ensino Superior em Vitória (ES) acompanhando a trajetória acadêmica de universitários com intuito de promover a inclusão, sobretudo de alunos com deficiências ou quaisquer transtornos/dificuldades de aprendizagem.
  • Samara Barbosa | Cofundadora da Diversifica e parceira Tina Descolada, projetos que abraçam a diversidade humana. Coordenadora do curso de pós graduação em Diversidade e Inclusão nas Organizações. Consultora de diversidade e inclusão, atuando no desenvolvimento e treinamento de equipes.

O segundo episódio conta com a presença da Intérprete de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) Priscila Macena.

Confira a gravação:


Inscreva-se para receber o link de acesso, manter-se informad@ sobre os demais episódios e, posteriormente, receber o certificado de participação e um e-book com conteúdos sobre Inclusão e Diversidade.

Lugar de Fala tem o apoio da Diversifica e da Uhuru Comunicação.


 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.