Livro educativo ensina sobre o luto às crianças

“Mamãe, cadê a vovó? Eu tô com saudade”.

Essas frases fizeram parte da história da educadora parental Prisla Tranjan após a morte de sua mãe durante a pandemia de Coronavírus. Além da dor que sentia, ela precisava explicar ao filho Joaquim, à época com 2 anos e meio, porque eles não viam mais a avó e porque ela passava o dia chorando. Para dar vazão a esse sentimento amargo, ela resolveu escrever um livro que conta essa metamorfose da vida. Foi assim que nasceu Todo Mundo Vira Borboleta.

O livro ensina a criança, de forma lúdica, leve e divertida, o ciclo da vida pelo qual todos nós passamos. Falar de luto e perdas na vida estando distante do que esse sentimento representa é mais fácil do que quando o vivemos no momento presente. Prisla usou seu conhecimento como educadora para trazer mais do que um desabafo, o ensinamento às futuras gerações de que tudo que passamos em vida são transformações.

A dificuldade dos adultos de conviver e encarar a morte é passada para os filhos. Para a criança, é como se o parente estivesse ‘dormindo’ ou ‘viajando’, e ela acha que um dia ele voltará. Conversar abertamente e explicar essa ‘passagem’ ajuda a evitar traumas nas crianças, explica a educadora.

 

Todo Mundo Vira Borboleta fala da metamorfose da vida, com alusão à lagarta que vira borboleta. A associação é importante, segundo Prisla, para a criança aprender que a vida trará mudanças o tempo todo, sejam elas dolorosas, alegres, tristes e até dignas de celebração. “Podemos achar que as crianças não entenderão certos assuntos, mas a capacidade de compreensão delas vai muito além do que muitos pais imaginam. Sobretudo no momento da pandemia em que o mundo ainda se encontra, é importante trazer o tema do luto para dentro de casa e explicar à criança que a vida irá nos reservar momentos como esse.””

Prisla ainda reforça que por mais doloroso que seja falar de morte com uma criança, o importante é explicar o sentido da ausência que aquela pessoa terá, a partir de então, na vida da família. “Falar sobre a saudade, a passagem e, principalmente, acolher o coração partido dela”, explica.


Serviço

Todo Mundo Vira Borboleta

  • Autora: Prisla Tranjan
  • Editora: Much Editora
  • Páginas: 20
  • Preço: R$ 54,90
  • Adquira aqui.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.