Livro conta histórias de estudantes que transformaram suas escolas

A história de 21 estudantes que promoveram mudanças significativas em suas escolas e até mesmo no sistema educacional de maneira inspiradora é contada no livro 21 Histórias de estudantes que mudaram a escola, idealizado pelas fundadoras da Associação Quero na Escola, Cinthia Rodrigues e Luciana Alvarez, que acreditam e incentivam o protagonismo dos estudantes para promover pequenas transformações que impactam sua vida e a de seus colegas.

A coletânea traz histórias reais, de adolescentes que, ainda muito novos, precisaram lutar para ter acesso à educação ou melhorar a que eles e seus colegas recebiam.

Há casos mundialmente famosos, como o da Malala Yousafzai, que lutou pelo direito das meninas estudarem, Greta Thunberg que se tornou a maior voz contra o aquecimento global e Juliana Tupinambá, que, impedida de usar seu cocar e pinturas na escola, encontrou motivos para lutar para que sua cultura estivesse presente nas escolas. Mas há, também, histórias emocionantes de outros jovens incríveis, que nunca ganharam os holofotes. São histórias que merecem ser conhecidas por todos.

A obra traz uma mensagem especial endereçada aos jovens que estão, agora, na educação básica. Para o trabalho em sala de aula e a criação de planos de aula por professores, também é incluído um anexo com informações sobre as causas que movem cada história.

“Reunir em um livro histórias de conquistas educacionais promovidas pelos adolescentes – e não pelos governos, estudiosos ou professores – colabora para o grande esforço da atualidade de colocar os alunos no centro do processo de ensino-aprendizagem. Queremos que essa centralidade seja plena”, afirma Luciana Alvarez, uma das autoras.

A primeira edição da obra tem apoio do Instituto Unibanco e do Instituto Olga Kos. Pessoas físicas e outras instituições que queiram ajudar o livro a ser conhecido – e com isso a Quero na Escola – terão como recompensa o próprio livro e kits que estão disponíveis na plataforma de financiamento coletivo catarse.me/21estudantes.

Estudantes de escolas públicas que desejam receber um exemplar podem se cadastrar aqui, pois uma das modalidades de apoio inclui enviar o livro para este público.

Exceto a taxa de 13% da plataforma, toda a arrecadação será usada para dar continuidade ao trabalho da ONG. As autoras estão doando seu trabalho nesta primeira edição e a coeditora Saíra não cobrou o trabalho. Os custos com ilustradora, projeto gráfico e impressão serão pagos pelos apoios institucionais.


Ficha técnica:

Autoras: Cinthia Rodrigues e Luciana Alvarez
Ilustradora: Fernanda Ozilak
Coeditora: Saíra editora
Impressão: Papel pólen, tamanho A5
Total de páginas: 104 páginas

Impressão e entrega:
Abril de 2021


Fonte: Notícias Quero na Escola
Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.