Jogo de tabuleiro ajuda a melhorar a produtividade e a reduzir desperdícios

O Instituto de Tecnologia SENAI do Espírito Santo desenvolveu um jogo de tabuleiro que ajuda os participantes a desenvolverem sua produtividade, possibilitando a vivência com os conceitos de Lean Manufacturing e Lean Office e, com isso, estimula e desmistifica sua aplicação na rotina das empresas.

Denominado Lean Game, o jogo envolve até 18 participantes e pode ser aplicado no formato digital, como um game, ou como um jogo de tabuleiro tradicional, usando cartas, fichas e dados. Nele, os jogadores recebem orientações de um instrutor, que é um consultor do SENAI preparado para explicar os desafios que deverão ser superados. Esses desafios são os gargalos e problemas da empresa com relação aos seus produtos, processos e serviços, os quais são diagnosticados pela equipe do SENAI durante consultoria prévia na organização, e adaptados ao jogo. É assim que, de forma lúdica e interativa, os colaboradores conseguem absorver melhor os conceitos de Lean Manufacturing e Lean Office e aplicá-los no dia a dia.

Como funciona – Cada etapa do Lean Game representa uma parte da linha de produção e são mensurados o tempo e a dificuldade de produção, tempo de setup necessário para se ajustar a diferentes pedidos, entre outros atributos que tornam cada processo único e geram situações-problema.  Ao longo do jogo, são introduzidos conceitos e utilizadas ferramentas de produção enxuta de modo que, ao final, os participantes sejam capazes de iniciar um processo de melhoria de produtividade e redução de desperdícios e custos estruturados na metodologia Lean.

O jogo, que costuma ter uma duração total de 8 horas (as quais podem ser fracionadas), é aplicável em qualquer tipo de empresa e com qualquer equipe. Só no ano passado, o Instituto SENAI aplicou em mais de 300 organizações, entre elas a ArcelorMittal, Fibria, Grupo Biancogres e Correios.

Para mais informações sobre o Lean Game: (27) 3334-5940 e (27) 98818-5183.


Crédito das fotos: Instituto de Tecnologia SENAI

Palavras-chave:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.