Como escolher uma plataforma para cursos on-line?

Muito se tem ouvido falar sobre ensino a distância (EAD), o seu constante crescimento e seus vários benefícios. Atualmente, é uma modalidade que vem alcançando cada vez mais pessoas não só no Brasil, mas no mundo inteiro e veio para revolucionar a forma de estudo: o aluno escolhe o seu próprio horário, onde e como irá assistir à aula desejada, ou seja, é a modalidade ideal para quem possui uma agenda lotada e busca qualificação no mercado de trabalho.

No mundo corporativo, algumas empresas já utilizam o ensino a distância para aperfeiçoar o processo de treinamento de colaboradores, que até mesmo antes de iniciarem suas atividades passam por cursos on-line. Também é possível oferecer para os clientes um ambiente de treinamento para os produtos vendidos, como um manual virtual, o que torna o relacionamento bem mais interativo, auxiliando no processo pós venda.

Hoje é possível encontrar no mercado diversas ferramentas que podem atender às necessidades citadas anteriormente. Contudo, é preciso atenção para cada conjunto de “itens” que uma Plataforma EAD pode apresentar. Quando você pensa em comprar um veículo procura entender, ou pelo menos tomar conhecimento, sobre suas características ou seus opcionais, correto? Quer saber se o carro é rápido; se funciona bem; qual autonomia; quantos passageiros cabem; quanta bagagem o porta-malas suporta; qual a qualidade do som e alarme; qual é o valor médio para uma revisão; garantia; segurança; entre outras informações.

Pode parecer uma comparação esdrúxula, mas você deve agir exatamente da mesma forma quando procurar uma plataforma EAD. Você deve sempre se informar sobre algumas características:

  • A plataforma é rápida? Que tipo de internet é adequada para o seu uso?
  • É estável? Qual é a sua disponibilidade? O ideal é 24/7 (24 horas por dia, 7 dias por semana), o mais próximo possível de 99%.
  • Quantos usuários eu consigo cadastrar? Usuários podem ser: Tutores, gestores, administradores, alunos, professores ou colaboradores.
  • Qual capacidade de arquivos a plataforma suporta? Imagens, vídeos, documentos, arquivos de áudio. Geralmente é medido em GB – gigabytes ou TB – terabytes.
  • Que tipo de alerta chega para os a os usuários? Avisos que chegam por e-mail, SMS ou pelo celular via aplicativo, por exemplo.
  • Como funciona um processo de atualização? O desenvolvimento para personalização pode ser feito? Se sim, como é calculado o seu custo?
  • Como funciona a garantia?
  • Contempla segurança para os dados dos usuários?
  • Funciona bem em qualquer computador ou celular?

Aprofundando um pouco mais, procure saber se o software abarca outros “opcionais”, isso pode diminuir bastante a ocorrência de qualquer problema futuro que, infelizmente, só ocorre quando estamos no meio da utilização:

  • Verifique se a plataforma EAD é responsiva, adaptável ao formato de um tablet ou smartphone;
  • Procure saber sobre a experiência da empresa que operacionaliza a plataforma e se já está bem consolidada no mercado;
  • Como é a iteração entre os usuários? Verifique se é fácil operacionalizar, de preferência solicite um acesso de teste para conhecer a plataforma antes de assinar um contrato;
  • Entenda como a plataforma garante a qualidade e a segurança do seu conteúdo didático digital;
  • Veja como ocorre o processo de organização dos alunos, aulas, acompanhamento, gestão financeira, provas, questionários, e se é viável ministrar aulas ao vivo;
  • Se os cursos forem comercializados, como será o processo de venda? O e-commerce consta integrado à venda dos seus cursos?
  • Sobre o encoder, a plataforma gera os formatos necessários de mídia digital para reprodução em qualquer dispositivo (IOS e Android)?
  • Conta com registros históricos de eventos (logs) ou dados estatísticos?
  • A plataforma apresenta dashboards (painéis com indicadores gerenciais integrados objetivando uma visualização resumida, a fim de contribuir para uma gestão ágil e simplificada)?
  • Como funciona o SAC para atender o seu público?

Pode parecer um pouco complicado reunir todos esses dados antes de começar seu projeto de cursos on-line, mas acredite, complicado é iniciar sem essas informações. Somente assim você pode chegar o mais próximo de dizer se a plataforma X ou Y é a ideal para o que você precisa. Agora é só começar!


A Estado Virtual é pioneira no desenvolvimento e comercialização de soluções completas e abrangentes para transmissão de áudio e vídeo pela internet, tornando-se referência em streaming no Brasil. Acompanhando a tendência mercadológica de fornecer um sistema web em forma de um serviço (SaaS – Software as Service), passou a oferecer diversos sistemas web de rápida e fácil utilização, sem a necessidade de instalação de programas no computador do usuário final. Como resultado da expertise adquirida na mais variadas áreas da internet e know-how gerencial, a Estado Virtual possui, hoje, um portfólio de soluções integradas e complementares, representando um importante diferencial competitivo.

1 comentário em “Como escolher uma plataforma para cursos on-line?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.