Curso on-line gratuito sobre economia circular

Fornecer informação relevante e gratuita e incentivar a adoção de novos hábitos no sentido de reduzir a produção de lixo é o objetivo do curso Introdução à Economia Circular, da Circular Academy, que já conta com mais de 800 inscritos. O curso explica o que é economia circular e como ela pode ser aplicada no dia a dia. Plástico, alimentação, transporte e novas formas de pensar e fazer são alguns dos assuntos abordados nas aulas. As inscrições estão abertas e podem ser feitas acessando o site do Circular Academy.

A plataforma, lançada pela iniciativa Movimento Circular, já tem mais de 224 mil acessos e é destinada a professores, estudantes e todos aqueles que querem aprender sobre economia circular e como criar um mundo com menos lixo. Além disso, aproximadamente 534 mil pessoas foram impactadas pelo ecossistema colaborativo.

Vinicius Saraceni

Os números do uso desenfreado do patrimônio natural do planeta a partir da lógica de produzir, consumir e descartar tem aumentado de forma significativa. Segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), a produção de lixo domiciliar aumentou 10% em 2020, graças ao isolamento social. Para a Organização das Nações Unidas (ONU) e o Banco Mundial, se o ritmo atual se mantiver, em 2050 produziremos 2,2 bilhões de toneladas de lixo por ano no mundo, o que deve provocar altos custos ambientais. “Por isso, incentivar novos processos e comportamentos em busca de um modelo de desenvolvimento equilibrado e ético é uma ideia urgente”, explica Vinicius Saraceni, coordenador do Movimento Circular.

 

Professor Edson Gandisoli

“As atividades do curso dialogam diretamente com os principais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Quando falamos em economia circular, o ponto central é a criação de novos processos e comportamentos. A mudança de hábitos de milhares de instituições, pessoas e empresas, em parceria, é capaz de fazer uma grande diferença. O curso traz casos reais de como isso já está sendo feito no mundo e quais os benefícios dessas mudanças”, afirma Edson Grandisoli, diretor pedagógico do Movimento Circular.

 

O curso Introdução à Economia Circular é fruto da parceria do Movimento Circular com a Dow e a Valgroup e tem apoio institucional da Rede Brasil do Pacto Global.

Com aproximadamente seis horas de duração e oito módulos, o curso oferece conteúdo on-line, interativo e trilíngue, além de emitir certificado ao final de todas as etapas e testes. As aulas estão disponíveis no site e a inscrição, gratuita, é efetivada após a realização de um cadastro simples.


Sobre o Movimento Circular

Criado em 2020, em meio à crise causada pela pandemia de Covid-19, o Movimento Circular é um ecossistema colaborativo que se empenha em incentivar a transição da economia linear para a circular. A ideia de que todo recurso pode ser reaproveitado e transformado é o mote da economia circular, conceito-base do movimento. O Movimento Circular é uma iniciativa aberta que promove espaços colaborativos com a missão de chegar a mais pessoas e lugares. O movimento tem o objetivo de conscientizar a população mundial de que um futuro sem lixo é possível a partir da educação, da adoção de novos comportamentos e do desenvolvimento de novos processos, produtos e atitudes sustentáveis.


Fotos: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.