Algumas pessoas aproveitam o tempo livre para colocar a leitura em dia, assistir a séries e filmes interessantes em canais de streaming e, assim, aprenderem algo novo. Então, aqui vai a indicação de cinco filmes para quem deseja melhorar sua relação com o dinheiro e conseguir economizar a longo deste ano.
A curadoria foi feita por Leticia Weinz, jornalista e analista de conteúdo da Plano Fintech, startup que oferece soluções financeiras para pessoas que querem entender e melhorar suas finanças. Por meio de uma plataforma digital, eles desenvolvem um planejamento que auxilia seus usuários a enxugarem excessos e a encontrarem estratégias para diminuir custos e despesas. Bem bacana, não é?
Portanto, confira um resumo dos filmes indicados:
- A Grande Aposta (The Big Short) – Vencedor do Oscar de 2016, o filme é baseado no livro de Michael Lewis que traz, de maneira simples e prática, a crise de 2008 do mercado imobiliário americano, impactando a economia mundial. O filme é ideal para quem não tem muito conhecimento sobre economia e finanças.
- Trabalho interno (Inside Job) – Ainda falando sobre a crise financeira de 2007-2008, esse documentário, vencedor do Oscar de 2011, retrata quais foram os fatores que provocaram essa crise e o seu impacto na sociedade. Dividido em cinco partes, ele mostra o lado sujo de Wall Street, iniciando sobre o cenário econômico mundial no começo do século 21, passando pelas mudanças políticas e práticas bancárias até chegar nas consequências do estouro da bolha imobiliária e os responsáveis por esta situação. Definitivamente, é quase que uma aula de economia para entender mais sobre o sistema capitalista e a crise financeira de 2008.
- O mago das mentiras (The wizard of lies) – Este filme é baseado no livro de Diana B. Henriques e é inspirado na história de Bernard Madoff, um dos maiores investidores de Wall Street e que foi condenado a 150 anos de prisão por uma das maiores fraudes financeiras dos Estados Unidos, o Esquema Ponzi. É ótimo para quem deseja entender mais sobre como funcionam os esquemas de pirâmide financeira.
- Os Delírios de Consumo de Becky Bloom – Também inspirada em um livro, este filme retrata de forma descontraída e humorada os prejuízos da falta de planejamento financeiro pessoal e do excesso de consumismo. O filme conta a história da jornalista Rebecca Bloomwood que ensina as pessoas como administrar seu dinheiro em uma revista de finanças. Mas, fora do seu trabalho, torna-se uma consumidora compulsiva, a ponto de ir à falência.
- Até que a sorte nos separe – Inspirado no livro “Casais inteligentes enriquecem juntos”, do consultor financeiro Gustavo Cerbasi, o filme brasileiro também retrata o excesso de consumismo e o descontrole financeiro ao contar a história de uma família que ganhou uma fortuna na Mega Sena, mas que ficou falida anos depois de uma vida de luxo e ostentação.