Carreira múltipla vem crescendo no Brasil

Reportagem publicada na revista Você S/A aborda o fenômeno das carreiras múltiplas que vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil por causa da flexibilização do mercado. Nos Estados Unidos recebeu o nome de portfolio career e já era descrito no início da década de 1990 por Charles Handy, um filósofo irlandês especializado em comportamento e gestão organizacional. Segundo ele, essa tendência significa “perseguir um portfólio de atividades – algumas que fazemos por dinheiro, interesse, prazer ou por alguma causa”.

Recentemente, a americana Marci Alboher, autora do livro One Person / Multiple Careers, ainda sem edição no Brasil, criou outro termo para esse fenômeno: slash effect, ou “efeito barra”, que é quando você utiliza a barra ( / ) para descrever todas as atividades que você faz. No meu caso, por exemplo: Jornalista / Consultora em EaD / Mentora / Conteudista.

Segundo a reportagem, esse tipo de atuação profissional não configura o chamado “bico”, mas sim um projeto de vida construído em torno de um conjunto de habilidades e interesses em comum. E os especialistas garantem que quando existe equilíbrio entre trabalhar por dinheiro e trabalhar para perseguir interesses pessoais, há mais felicidade: estudo realizado em 2017 revelou que 68% das pessoas sentem ter mais qualidade de vida quando gerenciam diversos projetos ao mesmo tempo; e 94%  disseram ter escolhido conscientemente viver dessa maneira e têm a pretensão de continuar nisso para sempre.

Bom, eu exerço carreira múltipla há um bom tempo e ratifico o resultado desse estudo. E por que vem conquistando adeptos? Mundo VUCA, meus caros! Nele, a tendência é ter cada vez mais trabalhos e cada vez menos empregos. Isso aumenta a demanda por contratos flexíveis, por projetos, e não mais a velha e boa (?) CLT devidamente assinada. E afirmo mais: ter uma carreira múltipla tem suas vantagens! Aumenta a empregabilidade, desenvolve a resiliência e outras habilidades requisitadas no mercado de trabalho, as chamadas “soft skills“.

Mas, nem todo mundo tem o perfil para ser um profissional múltiplo. A reportagem traz um teste para saber se você é um deles (ou se pode vir a ser). Só conferir abaixo. Mas já adianto que se você é apegado à rotina e à estabilidade financeira, não vai ter muito sucesso nessa empreitada!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Confira a reportagem na íntegra: Fenômeno das carreiras múltiplas.


 

Crédito da foto: Mohamed Hassan por Pixabay
Palavras-chave:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.