Neste fim de semana recebi de uma colega a recomendação para assistir ao documentário Destino Educação: Escolas Inovadoras, produzido pelo Canal Futura em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI). Já na sua segunda temporada, o programa mostra iniciativas educacionais transformadoras em 12 instituições de ensino espalhadas pelo Brasil e pelo mundo.
Para quem gosta do tema, pode dar uma pausa nas séries do Netflix e fazer como eu fiz: uma imersão dominical assistindo a cada um dos 13 episódios só da primeira temporada. E se não fosse o cansaço e os compromissos desta segunda-feira, teria emendado os próximos 13 episódios da segunda temporada! Cada documentário tem, média, 50 minutos.
Estou em estado de “transe”, até agora, com o que assisti. Engana-se quem pensa que para inovar em sala de aula precisa de aparatos tecnológicos, infraestrutura sofisticada, recursos ilimitados… Basta, apenas, boa vontade e muita criatividade. Isso signfica inovar com o que se tem!
E quero terminar este post citando a frase que a minha colega usou na mensagem de WhatsApp, ao me recomendar o documentário: “Ainda estou encantada com tantas possibilidades, justo neste momento em que se discute a militarização como única forma de melhorar a educação”.
Essa fala representa a minha conclusão!
Crédito da foto: https://pixabay.com