Quem estreia o Lugar de Fala é Paulo Lirio, servidor público com deficiência física desde 1986, quando um acidente ocasionou a paralisia dos membros inferior e superior esquerdo, conhecida como hemiparesia espástica. Paulo começou a trabalhar em um órgão público neste mesmo ano. Em 2016, começou a apresentar déficits cognitivos e lesões por sobrecarga mecânica, impactando seu rendimento. No primeiro episódio, ele compartilha alguns desafios que enfrenta no seu dia a dia de trabalho, incluindo uma situação em que foi orientado a se afastar das atividades para evitar problemas ao setor.
Os especialistas que participam deste debate, ajudando a esclarecer aspectos importantes sobre deficiência física e transtornos/dificuldades de aprendizagem no contexto do serviço público, são:
- Cláudia Gonçalves de Freitas | Psicopedagoga, atua no Programa Acolhimento Pleno de uma Instituição de Ensino Superior em Vitória (ES) acompanhando a trajetória acadêmica de universitários com intuito de promover a inclusão, sobretudo de alunos com deficiências ou quaisquer transtornos/dificuldades de aprendizagem.
- Samara Barbosa | Cofundadora da Diversifica e parceira Tina Descolada, projetos que abraçam a diversidade humana. Coordenadora do curso de pós graduação em Diversidade e Inclusão nas Organizações. Consultora de diversidade e inclusão, atuando no desenvolvimento e treinamento de equipes.
- Maycon Pereira | Psicólogo vinculado ao Programa de Saúde Mental do Município de Cabo Frio (RJ) e à Política de Assistência Social do Município de Armação dos Búzios (RJ); discute temáticas relacionadas às pessoas com deficiência e questões LGBTQ+.
O primeiro episódio conta com a presença da Intérprete de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) Priscila Macena.
Confira a gravação:
Lugar de Fala tem o apoio da Diversifica e da Uhuru Comunicação.
Inscreva-se para receber o link de acesso, manter-se informad@ sobre os demais episódios e, posteriormente, receber o certificado de participação e um e-book com conteúdos sobre Inclusão e Diversidade.