Seis filmes para quem quer seguir carreira na área de TI

O CEO da Certsys, companhia especialista em inovação e Transformação Digital, Stiverson Palma, indica seis filmes que não podem faltar no repertório de conhecimento para quem quer empreender e iniciar a carreira no setor de TI.

O executivo escolheu as obras que mais tem a ver com o propósito atual de um dos setores da economia que mais crescerá em 2022: gerar impacto na sociedade como um todo. De acordo com levantamento do LinkedIn, os cargos de engenheiro e cientista de dados, bem como especialista em segurança cibernética, estão entre os 25 empregos em alta para o ano.

“São filmes para engajar o futuro profissional da área, além de mostrar como a tecnologia é um atemporal ativo social da mudança. É uma ótima maneira para turbinar o conhecimento e, quem sabe, até mesmo usar como referências para entrevistas de emprego”, aconselha Palma, que atua há 20 anos no mercado de inovação tecnológica.

Vamos às dicas:

  1. Piratas da Informática (1999): imagina os primeiros passos de dois gigantes do mundo da computação? Este filme retrata o início e todo o apogeu das brilhantes jornadas visionárias de Bill Gates e Steve Jobs, ainda quando eram estudantes universitários. Ambos mudaram o jeito de encarar a informática criando sistemas tão simples e abrangentes para trabalhar, viver e se comunicar. Uma injeção de ânimo para seguir em frete e, ao mesmo, tempo, ter uma visão de como é a regra do jogo no mercado de tecnologia. Disponível apenas em DVD.
  2. Moneyball: O homem que mudou o jogo (2011): quer saber como sonhos, planos e conquistas muitas vezes acontecem por caminhos “tortos”, que não estavam dentro do nosso planejado? Então, assista a este filme que conta a história de Billy Beane, gerente do time de baseball Oakland Athletics. Com pouca verba, mas com muita vontade de vencer, Beane criou sofisticadas e eficazes estratégias se valendo da análise estatística de um cientista de dados, que resultaram numa equipe vencedora e referência em vencer na adversidade. Um dos títulos mais bacanas para quem quer ensinamentos práticos sobre a arte de empreender.
  3. Jobs (2013): se você quer conhecer a trajetória do fundador da Apple além do recorte proposto em Piratas da Informática, esse é o filme ideal. Em Jobs, a maioria dos takes nos ensina sobre a importância de persistir, revolucionar, engajar e, sobretudo, acreditar. Tudo isso com doses cavalares de sangue frio do famoso Steve Jobs. Toda e qualquer pessoa que queira ou pensa em empreender no mercado de TI deve assistir a esta cinebiografia para entender os desenhos da profissão. Disponível em plataformas digitais.
  4. O Quinto Poder (2013): vazamento de dados, influência, e, claro, os perigos do poder são retratados nesta obra baseada em fatos reais, que tem como personagens principais o fundador do WikiLeaks, Julian Assange, e seu colega Daniel Domscheit-Berg. Da fundação do website até a dissolução da parceria, o filme nos mostra que a dobradinha “amigos e poder à exaustão”, às vezes, pode gerar rupturas por toda a vida corporativa e (por que não?!) na vida social. Daqueles filmes para sempre lembrar da velha máxima “amigos, amigos, negócios à parte”. Disponível em plataformas digitais.
  5. Jogo da Imitação (2015): cinebiografia do matemático britânico Alan Turin, considerado o pai da computação moderna. Com uma fotografia de encher os olhos, o filme conta a intensa corrida de Turing e sua equipe no projeto Ultra, criado para decifrar os códigos de guerra nazistas. Um exemplo ilustrativo que alia história com conhecimento técnico. Disponível na Amazon Prime.
  6. Fome de Poder (2016): é o típico filme que você não sai imune depois de assisti-lo. Ou você vai gostar ou vou vai odiar o Ray Kroc (personagem de Michael Keaton). Seja qual sentimento for, este filme tem que estar na sua coleção de conhecimento cinematográfico. A quebra de paradigmas causadas por Kroc gerou uma série de revoluções em automação do serviço de alimentação, treinamento de vendas compartilhados e novas maneiras de fazer publicidade. Tudo isso fez dele o criador de um dos principais impérios do consumo da atualidade. Para quem tem apetite não só por hambúrgueres, mas por táticas e estratégias de gestão. Disponível em plataformas digitais.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.