O que te impede de lançar seu curso on-line?

Texto escrito pela Co11ectada Patricia Rodrigues

Olá! Sou Patricia Rodrigues, mentora e especialista em educação a distância e uma das Co11ectadas. Trabalho com EaD desde 2005 e é um prazer enorme poder contribuir com este blog!

Este artigo vai falar sobre algumas atitudes e fatores que impedem muitos profissionais de lançar seus próprios cursos on-line; sobre o que deve ser feito para dar o primeiro passo, e ainda sobre organização e método. Vamos lá?

Começando sobre ATITUDES LIMITADORAS.

A primeira delas, sem dúvida alguma, chama-se PROCRASTINAÇÃO, que nada mais é que ADIAR AS TAREFAS… Eu mesma adiei, várias vezes, inúmeros projetos pessoais e profissionais. Infelizmente, isso é comum. É quase impossível não procrastinar alguma tarefa!

E você, já ouviu falar em CRENÇA LIMITANTE?

Uma CRENÇA é um estado mental em que a pessoa acredita SEM NENHUM QUESTIONAMENTO de que é algo seja verdade (mesmo que isso não tenha nada a ver com a realidade em si). Neste estado, ela envia sinais para o cérebro, sem deixar nenhuma dúvida. Se você acredita em possibilidades, é isso que você encontrará em seu caminho; se  você acredita em limitações, sua vida poderá se tornar SEM FOCO E LIMITADA.

E o que isso tem a ver com o desafio de criar um curso on-line? TUDO!

Eliminando essas crenças limitadoras vai ser muito mais fácil atingir seus OBJETIVOS e assim, construir o SEU PRIMEIRO CURSO ON-LINE!

“Não consigo”; “Isso não é para mim”;  “Amanhã eu começo”; “Será que vai dar certo”… Essas são algumas crenças limitantes e você precisa identificar quais delas você tem. Essas frases são também chamadas de SABOTADORES e fazem você acreditar em algo que não é verdade!

E como eliminar essas crenças e atingir seus objetivos de forma plena e mais rápida?

Aqui vão três passos:

  1. Identifique sua crença. O que você ouvia quando criança de sua mãe, pai, amigos, professores e que PERMANECEM em sua mente até hoje? Como elas impactam sua vida?
  2. Faça questionamentos reais. Será que isso é verdade?
  3. Substitua a crença limitante por uma positiva. “Eu posso”. “Eu consigo”. “Eu mereço”. “Ao me dedicar, vai dar certo”…

Eu acredito em você.

E VOCÊ?

Outro assunto que quero abordar, aqui, é no que se refere à ORGANIZAÇÃO e ao TEMPO. Como EU FAÇO:

Geralmente, no fim de semana, faço uma lista de todas as tarefas da próxima semana – tanto pessoal como profissional. Depois, organizo-as por prioridades: urgentes e importantes. Distribuo minhas tarefas em 70% de meu horário comercial, de segunda até quarta-feira, priorizando as urgentes. Quinta e sexta-feira, destino para os famosos “imprevistos” e/ou para aquelas  que ficaram “para depois”, ou seja, que não consegui terminar antes. Obviamente, toda regra tem uma exceção: alunos de mentoria e grupos de Imersão, por exemplo, são prioridades, atendo de segunda a sábado. Mas, e você, como organiza as tarefas e os compromissos do seu dia a dia? O importante é encontrar o seu jeito de fazer isso.

Geralmente, dizemos que nos falta tempo para nos dedicar a alguma atividade quando, na verdade, o que queremos dizer é que não PRIORIZAMOS TAL OBJETIVO.

Ora, se você tem o objetivo de emagrecer ou cuidar da saúde, com certeza vai arrumar tempo para prática esportiva, não vai? Se decidiu fazer uma pós-graduação, muito provavelmente vai dedicar algum tempo para os estudos. Não é assim?

E por que não se dedicar em um NOVO PROJETO PROFISSIONAL? Por que não aproveitar o seu conhecimento para empreender on-line?

Organize-se, dedique um tempo para estudar e aprofundar seus conhecimentos. Em tempos de pandemia, quem sabe não pode ser uma ótima oportunidade para você começar algo novo, com seu próprio conhecimento?

Ouse, permita-se criar, acredite em seu potencial e boa sorte!


Acesse o site da Patricia Rodrigues e saiba mais sobre seus projetos!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.