O que te impede de lançar seu próprio curso on-line?

Contribuição da Co11ectada Patrícia Rodrigues

Olá! Sou Patricia Rodrigues, mentora e especialista em educação a distância, trabalho com EAD desde 2005. É um prazer enorme poder contribuir com o blog EaD em Pauta!

Quero falar com vocês sobre atitudes que impedem muitos profissionais de lançarem seus próprios cursos on-line, sobre os fatores que nos inibem em dar o PRIMEIRO PASSO e sobre ORGANIZAÇÃO E MÉTODO.

Vamos lá?

Vou começar falando sobre ATITUDES LIMITADORAS. A primeira delas, sem dúvida alguma, chama-se PROCRASTINAÇÃO, que nada mais é que ADIAR AS TAREFAS.

Eu mesma adiei várias vezes inúmeros projetos pessoais e profissionais. Infelizmente, isso é comum, e é quase impossível não procrastinar alguma tarefa.

E você já ouviu falar em CRENÇA LIMITANTE?

Uma crença é um estado mental em que a pessoa acredita, sem nenhum questionamento, que algo é verdadeiro, mesmo que isso não tenha nada a ver com a realidade em si. Nesse estado, ela envia sinais para o cérebro sem deixar nenhuma dúvida. Se você acredita em possibilidades, é isso que você encontrará em seu caminho. Se você acredita em limitações, sua vida poderá se tornar sem foco e limitada.

E o que isso tem a ver com o desafio de criar um curso on-line? Tudo!

Eliminando essas crenças limitadoras vai ser muito mais fácil atingir seus objetivos e, assim, construir o seu primeiro curso on-line!

“Isso não é para mim…” “Amanhã eu começo…” “Será que vai dar certo?” são algumas CRENÇAS LIMITANTES e você precisa identificar quais as que você tem.

Cuidado com os SABOTADORES!

Eles são todas as frases que você fala para si mesmo, fortalecendo a sua crença limitante. Chamamos de sabotadores por fazerem você acreditar em algo que não é verdade! Veja alguns exemplos: “não fico bem em vídeo”; “não falo bem em público”; “não nasci para ter sucesso”, “isso dá certo para os outros, “não vou conseguir muitos alunos”, “não tenho tanto conhecimento assim”.

E como eliminar as crenças limitantes e silenciar os sabotadores para atingir os objetivos de forma plena?

Aqui vão três passos:

  1. Identifique sua crença – O que você ouvia quando criança de sua mãe, pai, amigos, professores e que PERMANECEM em sua mente até hoje? Como elas impactam sua vida?
  2. Faça questionamentos reais – Será que isso é verdade? Isso pertence a quem?
  3. Substitua a crença limitante por uma positiva. “Eu posso”, “Eu consigo”, “Eu mereço”, “Me dedicando, vai dar certo”. Eu acredito em você. E VOCÊ?

 

Outro assunto que quero abordar aqui é no que se refere a ORGANIZAÇÃO E TEMPO. Como EU FAÇO:

  • Geralmente no fim de semana, faço uma lista de tarefas da próxima semana. TODAS as coisas que preciso fazer. Tanto pessoal como profissional.
  • Depois, organizo as tarefas por prioridades: urgentes e importantes.
  • Distribuo minhas tarefas em 70% de meu horário comercial, de segunda até quarta-feira, priorizando as urgentes. Quinta e sexta-feira, destino para os famosos “imprevistos” e/ou para aquelas tarefas que ficaram “para depois”, ou seja, que não consegui terminar antes.
  • Obviamente, toda regra tem uma exceção: alunos de mentoria e grupos de Imersão, por exemplo, são prioridades, atendo de segunda a sábado.

Geralmente, dizemos que nos falta tempo para nos dedicar a alguma atividade quando, na verdade, o que nós queremos dizer é que não PRIORIZAMOS TAL OBJETIVO. Ora, se você tem o objetivo de emagrecer ou cuidar da saúde com certeza vai arrumar tempo para prática esportiva, não vai? Se decidiu fazer uma pós-graduação, muito provavelmente vai dedicar algum tempo para os estudos. Não é assim?

E por que não se dedicar em um NOVO PROJETO PROFISSIONAL? Por que não aproveitar o seu conhecimento para empreender on-line?

Organize-se, dedique um tempo para estudar e aprofundar seus conhecimentos. Em tempos de pandemia, quem sabe não pode ser uma ótima oportunidade para você começar algo novo, com seu próprio conhecimento?

Ouse, se permita criar, acredite em seu potencial e boa sorte!


 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.