Microsoft abre inscrições para programas de capacitação de mulheres na tecnologia

A Microsoft está com inscrições abertas para duas turmas gratuitas de mentoria e certificação técnica para mulheres na área de tecnologia. As vagas são para os programas #ElasnaIA e #SecurityGirls. Ao todo, são 80 vagas oferecidas pelas duas iniciativas idealizadas pelo grupo de colaboradoras da Microsoft e voluntários dos pilares de Diversidade e Inclusão da empresa – WAM (Women at Microsoft) – que têm como objetivo aumentar a participação de mulheres no segmento de tecnologia e ampliar suas chances de empregabilidade neste setor.

O #ElasnaIA está em sua quarta edição e tem inscrições abertas até dia 13 de abril. Serão disponibilizadas 40 vagas para mulheres interessadas em receber mentoria em Inteligência Artificial, fundamentos de nuvem e preparação para obterem a certificação Microsoft AI-900: AI Fundamentals. O programa, que já capacitou mais de 100 mulheres, possui módulos técnicos, uma grade abordando oportunidades na área de Inteligência Artificial, e módulos de soft-skills como a criação de plano de carreira, revisão de currículo e aprimoramento do perfil profissional no LinkedIn. As interessadas devem se inscrever pelo site oficial do #ElasnaIA, preencher um questionário e realizar o desafio sobre Inteligência Artificial. Para participar do programa de mentoria, entre outros requisitos, é preciso se identificar como mulher cisgênero ou transgênero, ter no mínimo 18 anos, ensino médio completo e interesse em atuar no mercado de tecnologia. Ao final do curso, as formandas receberão vouchers gratuitos para realizar o exame de certificação da Microsoft em AI-900.

Já o programa #SecurityGirls oferecerá, em sua primeira edição, 40 vagas para cursos gratuitos em cibersegurança, fundamentos de nuvem e preparação para obterem a certificação Microsoft SC-900: Security Fundamentals. As inscrições estão abertas também até dia 13 de abril e devem ser feitas pelo site do #SecurityGirls. Durante a inscrição, é preciso preencher um questionário e realizar o desafio sobre mulheres na segurança. Para participar, as candidatas também devem se identificar como mulher cisgênero ou transgênero, com no mínimo 18 anos, ensino médio completo, além de terem conhecimentos básicos em informática e em infraestrutura de computação em nuvem, entre outros requisitos. Todas as formandas receberão vouchers gratuitos para o exame de certificação da Microsoft em SC-900.


Os projetos #SecurityGirls e #ElasnaIA integram o Microsoft Mais Brasil, um plano abrangente lançado em outubro de 2020, que visa ampliar o compromisso de longo prazo da Microsoft com o país, que já dura 33 anos. O plano tem como um dos pilares a qualificação da força de trabalho e já impactou mais de 111 mil brasileiros com programas de capacitação e recapacitação profissional.  Outra iniciativa que faz parte do plano e foi lançada em 26 de março é o Conecta+, programa de qualificação profissional e conexão com oportunidades no mercado de trabalho e que está com oportunidades abertas para quem deseja se aperfeiçoar e entrar no mercado de tecnologia.  

A iniciativa possui duas frentes de atuação – Capacitação e Conexão – e oferece três trilhas de capacitação gratuitas com mais de 20 cursos com certificação em tecnologia. Ao todo serão mais de 300 horas de treinamento on demand, mais de 180 horas em treinamentos com professores em português, com capacidade para atender mais de 80 mil pessoas de abril a junho de 2022. Além disso, aqueles que participarem do programa podem se cadastrar no Modern Talent Hub, um portal onde as pessoas que estão em busca de emprego ficarão visíveis para as empresas que fazem parte do ecossistema da Microsoft e tem vagas disponíveis.  Para participar, basta ter 16 anos e interesse pela área tecnologia.


Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.