EdTechs transformando a educação

O mercado de EdTechs anda bem aquecido no Brasil e a tendência é que se destaque cada vez mais, a ponto de o Governo adotar soluções específicas para o segmento. Para quem não sabe, EdTechs são startups de tecnologias para educação. O termo é um acrônimo das palavras em inglês “education” e “technology“. No Brasil, já são 364 delas, das quais 61% são voltadas para a produção de conteúdos, 19% atuam com coleta de dados e processos e os 20% restantes se dividem em outras áreas como ensino adaptativo; realidade virtual; monitoramento de informações etc.

Esses dados estão no Mapeamento Edtech 2018 realizado pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups) e o Centro de Inovação para a Educação Brasileira (Cieb), no período de 22 de janeiro a 20 de abril do ano passado. A investigação revela, ainda, que 73% dos estados brasileiros têm, no mínimo, três EdTechs, e apenas no Tocantins não foi encontrada nenhuma.

Para Gustavo Formighieri, co-fundador da Keeps A.I. Learning Platform, uma EdTech catarinense criada em 2015, o crescimento desse tipo de startup no Brasil se deve ao fato de que o formato tradicional de ensino não traz mais o resultado esperado. “O mundo VUCA e a mudança na forma de consumir conteúdos, aliado a uma nova geração de pessoas que nasceram digitais, pede uma ruptura no modelo de ensino para conseguir gerar resultados positivos”, analisa.

E a atuação das EdTechs não se resume apenas ao ambiente acadêmico. Elas estão presentes, também, no treinamento corporativo. “Queremos tornar o ensino peça fundamental para o aumento de resultados nas empresas criando experiências de aprendizado diferenciadas, simples, intuitivas e imersivas, por meio de soluções pautadas em inteligência artificial, social learning mobile learning”, explica Formighieri. A inteligência artificial, inclusive, é um dos pontos fortes da Keeps. “Possibilitamos um processo de educação personalizado, usando a inteligência artificial para entender como as pessoas aprendem e consomem conhecimentos”, destaca.

Essas e outras soluções que utilizam tecnologias em favor do processo de ensino e aprendizagem serão apresentadas numa série de Webinar que o EaD em Pauta irá promover a partir de abril.

Até a próxima!


Crédito da foto: https://pixabay.com

[egoi-simple-form id=”698″]

Palavras-chave:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.