Juliana Campos | Design thinking na Gestão de Educação em Saúde

No CoBlog desta semana, Juliana Campos mostra como usar o Design Thinking na Gestão de Negócios de Educação em Saúde. Confira, a seguir, um Guia Prático elaborado pela especialista.


Frente ao mercado competitivo da educação, qual modelo de negócio você pretende atribuir à sua instituição?

  1. Gestão por Processos
  • Planejamento estratégico
  • Gestão por e de processos
  • Gestão da avaliação do ensino e aprendizagem
  • Ferramentas e metodologias de gestão
  1. Estratégia de Mercado e Modelo de Negócio
  • Posicionamento de mercado
  • Pesquisa, responsabilidade social e bioética
  •  Marketing publicitário
  1. Liderança e Pessoas
  • Liderança efetiva (visão, comunicação, delegação, motivação e confiança)
  • Estruturas essenciais de RH e Gestão de Pessoas
  • Autoconhecimento profissional e pessoal
  1. Contabilidade e Planejamento tributários e societários nas operações de fusão e aquisição
  • Objetivo do empresário e de sua empresa: Negócio rentável e de impacto social.
  • Modalidades tributárias
  • Contabilidade corporativa

Após analisar os elementos citados acima, junte sua equipe, desenhe o escopo da atividade, reúna os principais atores, defina o local mais adequado, monte cronogramas para cada etapa, use e abuse de objetos, materiais, equipamentos e instrumentos. Agora é hora de aplicar Design Thinking para solucionar problemas e inovar:

COMPREENDER O PROBLEMA > PROJETAR SOLUÇÕES >
IMPLEMENTAR A MELHOR SOLUÇÃO > PROTOTIPAR


COMPREENDER O PROBLEMA

1º passo: Conheça o seu cenário -> Ouça, entenda e observe.

  • Autoconhecimento, liderança e aquisição de novos patamares de competências alinhados aos objetivos das empresas voltadas para área da educação em saúde.
  • Compartilhamento de conhecimentos para a promoção de um ambiente favorável à experimentação, inovação e criatividade.
  • Estudo, análise, segmentação e posicionamento de mercado.
  • Bases conceituais para “Gestão do Conhecimento” (conjunto de tecnologias e processos que objetiva organizar, reter e explorar o saber necessário ao cumprimento da Missão).
  • Distinção entre a Pessoa Física e a Pessoa Jurídica: empresa X empresário conhecendo seus objetivos e suas metas.
  • Formas jurídicas para negócios da área de educação em saúde.

PROJETAR SOLUÇÕES

2º passo: Trace a sua rota conforme os seus objetivos -> Idealize, crie e defina.    

  • Inteligência emocional e comunicação efetiva.
  • Gestão da marca e o relacionamento da empresa com o cliente.
  • Marketing e identidade organizacional.
  • Paradigmas e mindsets – rompendo crenças limitantes para alcançar seus objetivos.
  • Gestão por Processos – entendimento de que uma organização é um conjunto de processos que compreendidos, gerenciados e alinhados aos objetivos da empresa agregam valor a todas as partes interessadas.
  • Produto, precificação e venda.
  • Como gerir seu mix de produtos e serviços objetivando a sustentabilidade do Negócio.
  • Modalidades tributárias e enquadramento, planejamento tributário/livro caixa.

IMPLEMENTAR AS MELHORES SOLUÇÕES

3º passo: Desenvolva as ferramentas necessárias e implemente as melhores, ouse.

  • Estratégia e plano de negócios na área de educação em saúde.
  • Conheça as diversas formas tributárias para os negócios de educação (PIS, COFINS, IRPJ, CSLL, ISS e Contribuição Previdenciária – Cota Patronal do INSS).
  • Estruturas essenciais de RH: recrutamento e avaliação de competências em gestão de pessoas.
  • Ferramentas para a gestão dos serviços de educação.
  • As novas leis trabalhistas: o que mudou e como fazer bom uso para todas as partes envolvidas.
  • Entenda e desenhe os processos da sua empresa.
  • Liderança e influência com Leadership Pipeline Institute: transição 1 – de gerenciar a si mesmo para gerenciar os outros; Transição 2 – de gerenciar os outros para gerenciar gerentes; Transição 3 – de gerenciar gerentes para gerenciar uma função; Transição 4 – de gerente operacional a gerente de negócios; Transição 5 – de gerente de negócios a gerente de grupo; e Transição 6 – de gerente de grupo a administrador de empresa.
  • Marketing e mídias sociais: como se inserir com ética e resultado neste novo modelo.

PROTOTIPAGEM

4º passo: Consolide os seus resultados e o seu negócio, prototipe e teste quantas vezes for necessário.

  • Adaptabilidade, capacidade da organização de alterar e modificar seus processos e modelo de negócio para responder em tempo hábil ao cenário em que se encontra.
  • Como gerar, armazenar e utilizar índices e marcadores no processo de gestão empresarial.
  • Cultura organizacional e desempenho na consolidação do negócio – mantendo e desenvolvendo pessoas.
  • Inovação e desafios dos negócios de saúde.
  • Plano de ação para aposentadoria, blindagem patrimonial e sucessão.

É possível (e recomendado) inserir o aluno nesse processo. Para isso, escolha apenas um curso piloto da instituição, explique a proposta e pretensão para esse curso, valorize os clientes (internos e externos) reunindo alguns deles para ajudar com propostas inovadoras. Feito isso, é só aplicar o passo a passo indicado acima.

Os resultados que esse método pode trazer para instituição são: novos contratos; apoiadores e financiadores; aumento da receita, de clientes e de popularidade. Já os resultados para os clientes internos e externos são: desenvolvimento efetivo de competências profissionais e pessoais; visão multidisciplinar do conhecimento; empreendedorismo; protagonismo e autonomia; novas ideias, reflexões, conhecimentos (ao invés de memorização e reprodução do conhecimento como se vê durante as formações).


Juliana Campos é Enfermeira especializada em Cardiologia e em Gestão Hospitalar, Mestre em Educação em Ciências da Saúde, Design Instrucional e Facilitadora em Oficinas de Simulação Realística. Atua como orientadora de trabalhos acadêmicos, professora e conteudista. É idealizadora do projeto Gestão Inovadora de Educação em Saúde (GIES) que consiste em iniciativas voltadas para a qualidade no ensino permanente em Saúde.


Crédito da foto: https://pixabay.com/

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