8 mapas mentais para ajudar você a concretizar suas ideias

Trabalho com mapas mentais há mais de dez anos e uso para várias atividades do dia a dia: roteirização de conteúdos; estruturação de modelo de negócios, de projetos de pesquisa e de treinamentos/cursos; brainstorming; até para o planejamento de uma universidade corporativa. Em sala de aula, por exemplo, eles podem ser usados para conectar informações a partir de um tema central. A possibilidade de compartilhamento, potencializando a colaboração e a co-construção, torna os mapas mentais um valioso recurso que merece ser melhor explorado para concretizar ideias e, inclusive, facilitar a resolução de problemas.

Há uma variedade de opções de mapas mentais, gratuitos e pagos. Conheça alguns deles:

  1. Mindmeister: é o que eu uso. Tem o visual bacana, acessível de qualquer lugar através do aplicativo no smartphone ou tablet (iOS e Android), ou acessar diretamente no navegador. Há opções de planos pagos, mas a opção gratuita atende bem. Permite compartilhamento e colaboração; comentários; inserção de links, imagens e arquivos, entre outros recursos.
  2. Coggle: o plano grátis disponibiliza vários recursos, como colaboração ao vivo; mais de mil ícones; upload de imagens e download em PDF. Também é acessível de qualquer lugar. O plano pago fornece mais recursos.
  3. Free Mind: este é gratuito, bem simples e objetivo. É um software livre para criar mapa mental e o download pode se feito pelo link indicado no texto. É compatível com Windows, MAC OS e Linux.
  4. Mind Node: outra opção gratuita, também muito simples e prática de usar no dia a dia. Porém, só é compatível com o MAC OS, iPad e iPhone.
  5. Free Plane: mais uma opção gratuita, com visual bastante simples e disponível para Windows, MAC OS e Linux.
  6. Mindomo: a opção gratuita permite até 3 mapas e a paga traz vários recursos. Já usei numa empresa em que trabalhei, especialmente para fazer roteiros de conteúdos para cursos on-line. É acessível de qualquer lugar, sendo possível baixar o aplicativo no smartphone ou tablet (iOS e Android), ou acessar diretamente no navegador.
  7. XMind: a versão grátis tem visual agradável, permite compartilhamento e está disponível para Windows, MAC OS e Linux. A versão paga é mais completa.
  8. Mind Manager: este é pago, nem tem uma versão gratuita, mas é um programa bem completo e eficiente. Também já utilizei em outra empresa e vale muito a pena se você quiser investir em mapa mental. Disponível para Windows e MAC OS.

Crédito da foto: Biljana Jovanovic from Pixabay

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.