Plataforma une tecnologia e neurociência para ajudar nos estudos

Plataforma digital gratuita criada por neurocientistas britânicos vem conquistando professores e estudantes brasileiros, desde o seu lançamento no país, em junho de 2019. Conhecida como Seneca, disponibiliza conteúdos voltados para os Ensinos Médio e Fundamental, com destaque para quem está se preparando para o Enem, utilizando a Neurociência para estimular e facilitar o processo de ensino e aprendizagem.

De acordo com Flávia Belham, cientista chefe da Seneca Learning, desde que foi lançada, no início de 2018, na Inglaterra, a plataforma já conquistou dois milhões de usuários em todo o mundo, e dentre eles, 80 mil professores. “Só no Brasil, a Seneca está sendo usada em mais de 1000 escolas e por, aproximadamente, 20 mil estudantes que se preparam para o Enem”, destaca.

“Uso a plataforma para potencializar os conteúdos estudados. Meus alunos se identificaram com a metodologia da Seneca, pois a consideram como um jogo divertido e motivador”, conta Jocimar Vieira, professor de História no PROSEC (Programa Socioeducativo Colibri), no Rio de Janeiro (RJ).

Ao se cadastrar na Seneca, o professor pode usar todos os conteúdos em suas aulas, selecionando as trilhas e os exercícios que deverão ser feitos pelos seus alunos. Estes, por sua vez, são notificados, automaticamente, pela plataforma, que também conta com inteligência artificial para analisar o desempenho dos estudantes.

Os conteúdos disponibilizados são preparados por docentes que passam por um processo seletivo criterioso. Os temas das aulas seguem a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), incluindo exercícios que ajudam na memória e no aprendizado. “A Seneca faz uso da tecnologia associada à Neurociência para ajudar os alunos a melhorarem seu desempenho. Fizemos um teste com mais de 1200 alunos, usando a plataforma e as técnicas da Neurociência, e constatamos que suas notas melhoraram duas vezes mais”, explica Flávia.

Os estudantes também podem usar a Seneca para uma aprendizagem autodirigida. Basta fazer o cadastro e selecionar os conteúdos do seu interesse usando os filtros disponibilizados: por etapa (Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Enem e Capacitação Profissional) ou por disciplina (Biologia, Ciências, Ensino Religioso, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa, Matemática, Química, Redação e Sociologia).

“A Seneca, para mim, é um auxílio e serve de base para que possa avaliar o meu desenvolvimento e a minha compreensão com o conteúdo proposto”, relata Sarah Santana, estudante do 3º ano do Ensino Médio e quer cursar Medicina.


Por: Sandra Medeiros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.