Crie seu próprio QR Code (gratuitamente!)

Nesse fim de semana comecei a preparar a apresentação que vai guiar o Webinar #GoLearning no próximo dia 30 de abril (a propósito, já fez sua inscrição?). Dentre as ideias que surgiram veio a de colocar, no final, um QR Code com meus contatos. Fui, então, pesquisar onde poderia obter esse recurso de forma gratuita, claro!

Para quem não sabe, o Quick Response Code, mais conhecido como QR Code é um tipo de código bidimensional que surgiu a partir dos códigos de barras tradicionais. Ele foi desenvolvido no Japão para uso, inicialmente, na indústria automobilística. Hoje é muito utilizado no mundo inteiro em diversas áreas: campanhas publicitárias, cartões de visitas, rótulos de produtos, publicações… Os professores, por exemplo, podem criar QR Codes com questionários, pesquisas ou informações para serem utilizados em sala de aula! Os alunos só precisam baixar um aplicativo de leitor de códigos no smartphone ou tablet (certamente essa geração já possui um instalado).

Bom, como resultado da minha rápida pesquisa na internet, deparei-me com alguns sites dentre os quais indico estes dois:

  • https://br.qr-code-generator.com/ – Com um simples e rápido cadastro você tem acesso, por 14 dias, a todos os recursos gratuitamente. Entre eles estão a possibilidade de inserir a logomarca da empresa, customizar a cor, o formato e até a URL do código. Mesmo na versão gratuita, é possível criar QR Codes interessantes. Dica: faz o cadastro e cria todos os QR’s que precisa. Baixe e salve-os no seu computador. Acabando o período de testes gratuitos, você vai perder apenas o monitoramento das pessoas que acessaram seu código. Confere aí:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • http://www.e-lemento.com/ – Permite criar QR Codes gratuitamente, mas exige um cadastro para você monitorar os dados de acesso. Ele também possibilita algumas customizações, como inserir logomarca, definir o tipo de borda, o centro do olho e até a cor. Porém, algumas customizações que fiz impossibilitaram o leitor de códigos de abrir corretamente o link. Então, criei um mais básico e tudo certo!

Conhece algum outro site que faz QR Codes bacanas (e gratuitos)? Indica aí nos comentários! 😉


Crédito da foto: https://pixabay.com/

 

3 comentário em “Crie seu próprio QR Code (gratuitamente!)

  1. Olá,
    Estou em busca de um gerador de QR code para criação de certificados de cursos.
    Esse sistema serve para esse fim ou teria uma dica de algum outro site que eu possa buscar para trazer essa comodidade para a Empresa que eu trabalho?

  2. Olá, sou do marketing e fiz uma campanha utilizando qr code e pude testar mais de uma plataforma. Essa do generator já digo que não vale muito a pena porque no plano de 24 dias gratuitos, passado esse período, o QRcode perde a validade.
    Então uma dica que eu aprendi é que se deve testar o código por no mínimo um mês antes de sair estampando o qr em todos os materiais impressos.
    Isso porque, geralmente no plano gratuito o QRcode estático é o mais fácil e viável. Imagina gastar dinheiro em vários impressos e depois de um mês ele perder a validade.

    Agradeço por postar sobre esse tema porque mesmo depois de tanto tempo depois da criação do QRcode, no Brasil, ainda é muito precário informações detalhadas sobre o assunto.

    Se alguém conseguir encontrar uma forma de obter um relatório de acesso à esse QRcode que não seja através do gerenciador de um site privado, eu agradeceria descobrir.

    Parabéns pelo blog. Passei só pra tomar um café, mas já virei freguesa. Kkk
    Abraços

    1. Ei, Bianca. Tudo bem? Seja muito bem-vinda ao blog. Sinta-se em casa! rsrsrs
      Gostei desse seu alerta! Muito bom!!! Ainda estou na versão de teste do Generator e o engraçado é que no site dá entender que os códigos continuarão válidos, só vou perder o monitoramento. Já o segundo, apesar de ser gratuito, não arrisco muito encher de “firulas”, porque alguns leitores não reconhecem bem. Para o tradicional (códigos estáticos), ok! E ainda conseguimos monitorar as leituras e os acessos aos links. Mas, vou seguir sua dica e testá-lo por um mês. Aí vale até outro post sobre esses dois sites que indiquei aí.
      Super obrigada pela sua contribuição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.